Oficina realizada em Natal. Foto: divulgação/arquivo

Oficina realizada em Natal. Foto: divulgação/arquivo

Nesta quinta-feira (4), será a vez de Porto Alegre receber a oficina de validação de informações coletadas para o programa Cidades do Esporte, da Atletas pelo Brasil. O encontro será a partir das 14h, na sala Laçador do 6º andar da Secretaria Municipal de Planejamento e Orçamento. Estarão presentes representantes da Atletas pelo Brasil e das secretarias de Educação; Esportes; Saúde; Planejamento e Orçamento; e da Empresa Pública de Transporte e Circulação.

 

O programa tem como objetivos promover o esporte nas políticas públicas, realizar um diagnóstico e monitorar anualmente a evolução dos indicadores nos municípios, além de fomentar o intercâmbio entre as cidades e divulgar as boas práticas esportivas.   Brasília (DF), Salvador (BA), Curitiba (PR), Belo Horizonte (MG), Recife (PE) e Natal (RN) já foram visitados nessa segunda fase do programa, que está sendo realizada desde julho.

 

Nessa quinta-feira ocorrerá a oficina em Fortaleza (CE). Cuiabá (MT), Manaus (AM), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP) também receberão novamente a equipe do Cidades do Esporte.

 

Nova fase – O projeto teve início em 2012, quando os prefeitos das cidades participantes assinaram um termo comprometendo-se com as metas estabelecidas. Em seguida, a equipe da Atletas pelo Brasil realizou visitas e reuniu as informações necessárias para o diagnóstico da realidade do esporte nas 12 cidades. Desde o final de julho, estão sendo realizadas rodadas de validação de respostas em todos os municípios.

 

“Com os encontros de validação de dados, poderemos finalizar o diagnóstico de cada cidade para o relatório final e ainda teremos mais uma oportunidade de promover o esporte como política pública integrada”, afirma Silvia Gonçalves, assessora de políticas públicas do Cidades do Esporte.

 

“O Cidades do Esporte foi a cada cidade-sede da Copa, mobilizando a comunidade esportiva e os dirigentes públicos. A proposta é apoiar a integração do esporte  com outras pastas como educação, saúde e outras, em torno de uma visão única e construindo planos de ação para garantir que o esporte aconteça em todas as dimensões para o maior número possível de pessoas”, completa Ana Moser, presidente da Atletas pelo Brasil.

 

A versão final do relatório do Cidades do Esporte está prevista para ser divulgada até o fim de 2014. Com a continuidade do programa, a cada ano, será possível avaliar a evolução na política esportiva e na infraestrutura para o esporte em cada uma das 12 cidades.

 

“O Cidades do Esporte é o principal programa da Atletas pelo Brasil. É uma forma de atuar mais localmente, porque é nos municípios onde o esporte acontece. Tem o objetivo de ajudar a construir uma política pública esportiva nas cidades e no País”, afirma Daniela Castro, diretora-executiva da Atletas pelo Brasil.

 

O projeto conta com um comitê técnico e de governança formado por: REMS, PNUD, Instituto Ethos, SESC, Instituto Ayrton Senna, Instituto Esporte Educação, Unicef, Rede Cidades Sustentáveis e Nike.