Um abrangente raio-x da prática esportiva no Brasil, a pesquisa Diagnóstico Nacional do Esporte (Diesporte), lançada em 22 de junho, destaca que 45,9% da população brasileira, percentual correspondente a 67 milhões de pessoas, é sedentária. O número, alto se comparado a países como Estados Unidos (40,5%), Espanha (35%) e Uruguai (34,1%), evidencia a relação entre o brasileiro e a prática esportiva.
O DI Esporte tem como objetivo ajudar o Ministério do Esporte a definir ações que incluam o esporte e a atividade física no cotidiano e os tornem parte da formação integral da população. Executado entre 2010 e 2014 pelo Instituto Visão, contou com a participação de pesquisadores das Universidades Federais do Rio Grande do Sul, do Rio de Janeiro, de Goiás, do Amazonas, de Sergipe e da Bahia. Além de traçar um perfil das práticas esportivas e atividades físicas no País, reuniu dados sobre infraestrutura, financiamento e legislação.
Ainda de acordo com a pesquisa, a taxa de sedentarismo no Brasil é menor entre os mais jovens, chegando a 32,7% na faixa de 15 a 19 anos, e vai crescendo até atingir 64,4% na faixa entre 65 e 74 anos. O esporte mais praticado pelos brasileiros continua a ser o futebol, com 42,7% da preferência. Entre os que fazem algum tipo de atividade física, a caminhada é a mais comum, com 45,7% de praticantes. A principal motivação, para todos, é a busca por mais qualidade de vida e bem estar.
A pesquisa está disponível no site do Ministério do Esporte.
Veja mais:
Brasileiros se tornam sedentários antes dos 34, diz pesquisa
Estereótipos fazem meninas ingressarem no esporte mais tarde, diz pesquisadora