A ONG Atletas pelo Brasil lançou a segunda edição do I Relatório Cidades do Esporte. O documento apresenta um diagnóstico da situação do esporte nas cidades-sede da Copa do Mundo de 2014.

 

Clique abaixo para acessar o material:

 

Relatório Atletas pelo Brasil – segunda edição

 

O documento foi lançado em novembro de 2013 e tem dados analisados de dez cidades: São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Salvador (BA), Recife (PE), Natal (RN), Fortaleza (CE), Distrito Federal e Cuiabá (MT). Manaus (AM) e Rio de Janeiro (RJ) não validaram seus dados.

 

Dados do relatório:

 

O relatório aponta que cerca de 46% das escolas nos municípios analisados têm pátios, quadras ou ginásios poliesportivos. Além disso, há poucos profissionais para atividades esportivas monitoradas. A maioria das cidades está com uma média acima de 4 mil habitantes por profissional. E a pouca regularidade ou a baixa oferta de aulas se agrava fora do horário escolar, no período de férias e com o aumento da idade dos grupos.

 

Todos os municípios sob análise informaram que possuem Conselho Regional de Educação Física atuante. Nove possuem Secretaria Municipal de Esporte. Em cinco deles existe Conselho de Esporte ativo e em quatro há Fundo Municipal de Esporte aprovado por lei, bem como Lei de Incentivo ao Esporte. Em dois há Plano Municipal do Esporte aprovado pela Câmara Municipal. Cinco afirmaram possuir Plano de Mobilidade em vigência.

 

Chama a atenção o fato de que, em todas as cidades analisadas, os orçamentos do esporte corresponderam a menos de 1% do total executado pelos municípios.