Oficina de validação dos dados do Cidades do Esporte em Natal - Crédito: Atletas pelo Brasil

Oficina de validação dos dados do Cidades do Esporte em Natal – Crédito: Atletas pelo Brasil

O Cidades do Esporte, da Atletas pelo Brasil, já realizou oito das 12 oficinas de validação das informações coletadas para o relatório final do programa, previsto para ainda este ano. Nos primeiros dias de setembro, foi a vez de Brasília (DF), Fortaleza (CE) e Porto Alegre (RS) receberem o encontro. Em agosto, Curitiba (PR), Belo Horizonte (MG), Recife (PE) e Natal (RN) tiveram as reuniões. Salvador (BA) foi a primeira a sediar a oficina, em julho.

 

Os encontros contam sempre com a presença de representantes das secretarias envolvidas no questionário e da Atletas pelo Brasil. Cuiabá (MT), Manaus (AM), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP) ainda receberão novamente a equipe do Cidades do Esporte.

 

O programa tem como objetivos promover o esporte nas políticas públicas, realizar um diagnóstico e monitorar anualmente a evolução dos indicadores nos municípios, além de fomentar o intercâmbio entre as cidades e divulgar as boas práticas esportivas.

 

Nova fase – O projeto teve início em 2012, quando os prefeitos das cidades participantes assinaram um termo comprometendo-se com as metas estabelecidas. Em seguida, a equipe da Atletas pelo Brasil realizou visitas e reuniu as informações necessárias para o diagnóstico da realidade do esporte nas 12 cidades. Desde o final de julho, estão sendo realizadas rodadas de validação de respostas em todos os municípios.

 

A versão final do relatório do Cidades do Esporte está prevista para ser divulgada até o fim de 2014. Com a continuidade do programa, a cada ano, será possível avaliar a evolução na política esportiva e na infraestrutura para o esporte em cada uma das 12 cidades.

 

O projeto conta com um comitê técnico e de governança formado por: REMS, PNUD, Instituto Ethos, SESC, Instituto Ayrton Senna, Instituto Esporte Educação, Unicef, Rede Cidades Sustentáveis e Nike.