Programa
Cidades do esporte

A Atletas pelo Brasil propôs, em 2011, um conjunto de metas para o esporte brasileiro e em 2012, criou o Programa Cidades do Esporte.

Os prefeitos das 11 cidades sedes da Copa do Mundo de 2014 e governador do Distrito Federal firmaram a carta compromisso do programa, comprometendo-se com as metas de ampliar o acesso do esporte e atividade física para a população, melhorar o esporte nas escolas e consolidar um sistema público esportivo de longo prazo.

mapa

Objetivos

Promover a importância do esporte nas políticas públicas;
Realizar um diagnóstico e acompanhamento da situação do esporte e atividade física nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo;
Divulgar boas práticas e promover maior interação entre as cidades.

Metodologia

A metodologia do Cidades do Esporte utiliza uma matriz de indicadores
desenvolvida com apoio do UniEthos e Comitê de Governança do Programa
(plataforma online). Os dados coletados a cada ano dão origem aos relatórios do
Programa.

Histórico

A Atletas pelo Brasil lançou em novembro de 2014 o I Relatório Cidades do Esporte, que apresentou o diagnóstico do acesso ao esporte nas cidades-sede da Copa.
Em dezembro de 2015 foi lançado o II Relatório Cidades do Esporte, que tem como proposta medir a evolução do esporte nas cidades-se a partir do diagnóstico realizado no I Relatório, iniciando assim uma série histórica até 2022.
Em 2016 a Atletas pelo Brasil chegou aos 10 anos de atuação. Como marco desta data, a organização realizou uma revisão de suas metas de advocacy para os próximos 5 anos, bem como a reformulação do Programa Cidades do Esporte. O novo formato será apresentado em abril de 2017.