A Atletas pelo Brasil, junto ao LIDE Esporte e Instituto Ethos, com apoio do Mattos Filho Advogados, criou um grupo de trabalho que construirá um acordo setorial inédito entre as empresas patrocinadoras pela integridade, gestão e transparência no esporte.   O grupo já conta com empresas de destaque nacional: Banco do Brasil, BRF, Construtora Passarelli, Itaú Unibanco, McDonald´s, Nestlé, P&G, Tetra Pak e Volkswagen do Brasil. Todas manifestaram interesse na construção do acordo setorial e participarão do grupo de trabalho.

 

Confira a declaração de adesão ao grupo de trabalho

 

O anúncio da iniciativa inédita entre as entidades e empresas foi feito na quarta edição do Fórum Nacional do Esporte, nesta quinta-feira (28), em São Paulo (SP). Daniela Castro, diretora-executiva da Atletas pelo Brasil, e Paulo Nigro, presidente do LIDE Esporte, foram os responsáveis por falar sobre a novidade no evento e ainda aproveitaram a oportunidade para convidar outras empresas para fazer parte do grupo.

 

“Estamos aqui com o objetivo de contribuir com o esporte brasileiro. Em 2013, tivemos alguns frutos do nosso trabalho, como o artigo 18-A da Lei Pelé, e esse é mais um passo. A proposta é um acordo para apoiar as entidades esportivas. Anunciamos essa proposta para juntar esforços para melhorar o esporte”, discursou Ana Moser, presidente da Atletas pelo Brasil.

 

“Estamos em um processo de evolução. A construção do acordo visa contribuir para a melhoria da gestão e transparência das entidades. Uma ação coletiva e que terá um prazo para ser implantado, mas em direção a um futuro de mais segurança e resultado. Esse acordo é um passo definitivo do empresariado para buscar o que queremos para o esporte no Brasil”, complementou Paulo Nigro, presidente do LIDE Esporte.

 

“O acordo entre as entidades e as empresas significa transformação. As empresas têm poder de mudança individual porém, juntas podem ser muito mais fortes. O que temos aqui pode representar uma mudança no esporte brasileiro e podemos estar diante de uma ruptura positiva no ambiente esportivo do País”, afirmou Jorge Abrahão, presidente do Instituto Ethos.

 

A iniciativa tem como objetivos apoiar a melhoria da gestão das entidades esportivas, gerar um ambiente de colaboração e confiança, estabelecer segurança para os patrocínios, e definir regras claras e mecanismos para promover integridade, transparência e gestão eficiente dos recursos.

 

O primeiro passo para isso foi a aprovação do artigo 18-A da Lei Pelé (Lei 12.868/2013) que foi fruto da união de empresas, clubes, organizações não governamentais e atletas. O artigo prevê, entre outros temas, o limite de mandato aos dirigentes esportivos, a participação dos atletas na gestão e no sistema eleitoral, além de transparência e democracia na gestão das entidades esportivas.

 

A reunião seguinte do grupo de trabalho, com representantes da Atletas pelo Brasil, LIDE Esporte, Instituto Ethos e empresas patrocinadoras, será realizada nas próximas semanas. E está aberta para a entrada de novas empresas.