Kelly Santos, medalhista olímpica com a seleção brasileira de basquete e associada à Atletas pelo Brasil, reuniu-se com o secretário municipal de esporte, lazer e juventude de Curitiba, Aluisio Dutra, nesta quinta-feira (29). Na reunião, Kelly entregou o I Relatório Cidades do Esporte, com um diagnóstico do esporte nas cidades-sede da Copa do Mundo 2014. Também participaram do encontro a assessora de políticas públicas da entidade, Silvia Gonçalves, e o articulador do programa Eros Mathoso.
“O secretário destacou como ponto positivo o fato de o relatório enumerar os equipamentos esportivos da cidade. A prefeitura percebeu com o levantamento que há um grande número de locais para desenvolver atividades físicas, e que agora é necessário desenvolver projetos para aproveitar melhor estes espaços”, contou Silvia Gonçalves, da Atletas pelo Brasil.
A prefeitura de Curitiba também foi convidada a participar do Prêmio Cidades do Esporte em parceria com o Programa Cidades Sustentáveis. Este será entregue em 2016 e reconhecerá os municípios que possuem as melhores políticas públicas de esporte.
Centro de Referência – Kelly Santos e Silvia Gonçalves, aproveitaram a visita a Curitiba para conhecer o Centro de Referência Qualidade de Vida e Movimento, onde foram recebidas pela Simone Iubel e Lucio Biscaia. O centro é uma incubadora de projetos e realiza ainda estudos esportivos, grupos de discussão sobre temas de esporte, promove palestras e capacitação dos profissionais de educação física.
Curitiba no Relatório Cidades do Esporte – A cidade de Curitiba conta, em sua estrutura institucional, com uma Secretaria Municipal de Esporte, Lei Municipal de Incentivo ao Esporte, Planos Municipais aprovados pela Câmara, para as áreas de Esporte e Mobilidade, e Conselho Regional de Educação Física. Ainda não tem Conselho Municipal do Esporte e Fundo Municipal do Esporte aprovado em lei.
No relatório, Curitiba se destaca pela infraestrutura que oferece para a atividade física e o esporte nas escolas. Das 184 escolas de Ensino Fundamental da rede municipal de Curitiba, 100% possuem quadra poliesportiva externa e pátio coberto utilizado para atividade física; além disso, 79,9% têm quadra coberta ou ginásio.
A capital paranaense possui 1.034 praças e 22 parques públicos, dos quais 11% das praças e 45% dos parques têm equipamentos de ginástica para a população. O desenvolvimento de atividades esportivas e físicas monitoradas envolve 192 mil pessoas em Curitiba. Esse dado é muito expressivo, se o compararmos às outras cidades do programa, mas é baixo se verificarmos que representa apenas 5% da população total do município.
Confira o relatório completo clicando aqui.