O Programa Cidades do Esporte, que abrange as prefeituras das cidades-sede da Copa e o Distrito Federal, avança na mobilização dos prefeitos em torno de melhorias nas políticas públicas do setor.
“Este ano é considerado de grande importância, já que serão realizadas eleições municipais e o Programa Cidades do Esporte estará renovando a Carta Compromisso, buscando um comprometimento de mais quatro anos com o projeto”, afirma Silvia Gonçalves, coordenadora do Programa Cidades do Esporte.
A Carta Compromisso do Programa Cidades do Esporte, assinada pelos prefeitos das 11 cidades e pelo governador do Distrito Federal, compromete os prefeitos com metas para ampliar o acesso do esporte e atividade física para a população, melhorar o esporte nas escolas e consolidar um sistema público esportivo de longo prazo.
Agora, a equipe do Programa Cidades do Esporte, em parceria com o Programa Cidades Sustentáveis, convidará os candidatos a prefeito para a assinatura das cartas dos dois programas, assim como foi realizado antes das eleições de 2012. Além disso, será feito o balanço do cumprimento da Carta Compromisso atual.
O III Relatório Cidades do Esporte, cujo lançamento está previsto para setembro, conta com 106 indicadores, divididos em seis eixos: Governança; Orçamento; Recursos Humanos; Infraestrutura; Ações e Projetos e Comportamentos.
O Programa Cidades do Esporte foi lançado pela Atletas pelo Brasil em 2012 com o objetivo de contribuir para a melhoria do acesso ao esporte e à atividade física no país por meio da promoção da importância do esporte nas políticas públicas. Realiza o diagnóstico e acompanhamento da situação do esporte e atividade física nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014, divulga boas práticas e promove a interação entre as cidades.
No final do ano passado houve a apresentação do II Relatório Cidades do Esporte. A partir das conclusões, foi verificado que é necessário aumentar o engajamento do poder público na busca por melhores resultados no esporte, para refletir positivamente na coleta de dados.
As 12 cidades do programa são: Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Salvador, Recife, Natal, Fortaleza e Manaus.