O Instituo Ethos falou da luta contra a corrupção no esporte. Foto: reprodução

O Instituto Ethos falou da luta contra a corrupção no esporte. Foto: reprodução

O Pacto pelo Esporte e a governança foram destaques na mídia ao longo do mês de fevereiro, com mais de 20 inserções.

 

O Instituto Ethos falou da luta contra a corrupção no esporte e destacou a importância da adesão voluntária a pactos e acordos setoriais que combatam a corrupção, citando, no caso do esporte, a iniciativa do Instituto Ethos, da Atletas pelo Brasil e do Lide Esporte, o Pacto pelo Esporte. A iniciativa prevê uma série de políticas que melhoram a gestão esportiva, como conselho independente, plano de metas e transparência em contas e documentos. Vinte empresas já aderiram ao acordo (confira a lista completa no site do Pacto pelo Esporte).

 

Já o Esporte Essencial deu foco a “Governança, Uma Nova Era no Esporte”, ressaltando que o destaque que o Brasil ganhou por conta da realização da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016 evidenciou a importância da prática da governança entre as entidades esportivas do país.

 

O Esporte Essencial deu foco a "Governança, Uma Nova Era no Esporte". Foto: reprodução

O Esporte Essencial deu foco a “Governança, Uma Nova Era no Esporte”. Foto: reprodução

A matéria mostra que a postura das principais empresas patrocinadoras do esporte apenas confirma a importância do estabelecimento de mecanismos de gestão e fiscalização éticas, confiáveis e eficientes por parte das entidades. Um exemplo é o Pacto pelo Esporte, criada em 2015, composto por um grupo de 20 grandes empresas que definiram regras claras, mecanismos íntegros e gestão eficiente para melhorar a gestão esportiva.