A Atletas pelo Brasil lançou em dezembro de 2015 o II Relatório Cidades do Esporte, que tem como proposta medir a evolução do esporte nas cidades-sede a partir do diagnóstico realizado no I Relatório, iniciando assim uma série histórica até 2022.
Clique abaixo para acessar o material:
II Relatório Cidades do Esporte
Onze cidades participaram do II Relatório (a carta compromisso do Distrito Federal não foi renovada após a troca de gestão do governo no início do ano). Os dados usados no relatório referem-se a 2014 e são de responsabilidade das prefeituras participantes do programa.
De acordo com o II Relatório, as Secretarias de Esporte das cidades-sede da Copa do Mundo 2014 tiveram um orçamento abaixo de 1% do valor executado pelo município. Este diagnóstico já havia sido realizado na ocasião do I Relatório, no entanto, o documento aponta para uma redução na média encontrada – de 0,38%, em 2013 para 0,29% em 2014.
Além disso, as conclusões do II Relatório apontam para problemas de gestão, não priorização do esporte no município e ausência de ações para cumprimento da carta compromisso. Em função disso, neste ano, a Atletas pelo Brasil pretende definir um grupo de indicadores básicos e uma série de indicadores de gestão, além de um balanço do cumprimento da carta de compromisso.