“Melhorar o esporte para melhorar o Brasil”. O lema da Atletas pelo Brasil esteve ainda mais em evidência em 2015. No ano em que a CBF está envolvida na mais grave crise de sua história, a Ong conduziu a construção do Pacto pelo Esporte, marco histórico, colocando no centro das discussões a necessidade de maior transparência e eficiência na gestão do esporte brasileiro.
O acordo firmado entre algumas das maiores empresas patrocinadoras brasileiras estipula critérios de governança para o patrocínio a confederações, federações e clubes. O objetivo é levar mais transparência e gestão às entidades, criando um legado empresarial para o esporte, algo inédito em todo o mundo. A iniciativa da Atletas pelo Brasil contou com a parceria do Instituto Ethos e LIDE Esporte e apoio do Mattos Filho Advogados.
“Lançar o Pacto pelo Esporte, após um ano e meio de trabalho junto às empresas, foi um passo extremamente importante para a Atletas pelo Brasil, na busca por melhorias na gestão esportiva no Brasil. Também vimos, neste ano, a concretização do Artigo 18A da Lei Pelé, que prevê medidas como a alternância no exercício dos cargos de direção e transparência em relação aos dados econômicos e financeiros, entre outras”, avalia Daniela Castro, diretora executiva da Atletas pelo Brasil.
Saiba mais: http://pactopeloesporte.org.br
A entidade também desempenhou papel fundamental, ao lado da REMS, na renovação da Lei de Incentivo ao Esporte, e apoiou o manifesto capitaneado pelo Bom Senso FC, pedindo mudanças na CBF. O manifesto foi lançado num ato público em frente à sede da CBF no Rio de Janeiro, na última terça-feira (15), e foi assinado por ex-atletas, técnicos, artistas e outras personalidades.
Fórum Nacional do Esporte – A Atletas pelo Brasil apoiou a organização do 5º Fórum Nacional do Esporte e participou de todos os debates, destacando temas que devem ser os principais legados para o País com os Jogos do Rio 2016. Além da entidade, o evento contou com autoridades como o Ministro do Esporte George Hilton, líderes empresariais, entre eles Jorge Nasser, diretor de marketing do Bradesco, e representantes de confederações e entidades esportivas, caso de Andrew Parsons, presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro.
Saiba mais : Atletas pelo Brasil destaca legados para o País no Fórum Nacional do Esporte
O novo Sistema Nacional do Esporte – Um dos pilares da proposta de legado elaborada pela Atletas pelo Brasil, o estabelecimento de um novo Sistema Nacional do Esporte começou a ganhar forma este ano. O objetivo do sistema é definir como se estrutura o esporte no país, quais as prioridades do sistema, as responsabilidades e competências dos entes federativos e das entidades esportivas, o financiamento, entre outros.
“Estivemos envolvidos em várias ações que fomentaram as discussões a respeito do formato do Sistema Nacional do Esporte. O lançamento do Pacto pelo Esporte, a renovação da Lei de Incentivo ao Esporte, o Fórum Nacional do Esporte, a ação na sede da CBF. Conseguimos criar um grupo de trabalho para discutir o sistema, e já temos uma base legislativa pronta. Precisamos, agora, aprofundar alguns pontos, como a divisão dos investimentos”, destaca Daniela. “Vamos continuar trabalhando para que o País tenha uma proposta de lei que estabeleça o Sistema Nacional do Esporte.”
Saiba mais: Acesso ao esporte é o foco do Sistema Nacional do Esporte
Atletas pelo Brasil no seminário sobre Sistema Nacional do Esporte
Atletas pelo Brasil participa de grupo de trabalho sobre Sistema Nacional do Esporte
Atletas pelo Brasil apoia REMS na Campanha por um Sistema Nacional do Esporte
Presença nas cidades – Se teve papel de destaque na política esportiva em nível nacional, a Atletas pelo Brasil também marcou presença junto aos municípios. Pelo segundo ano consecutivo, a entidade visitou as cidades-sede da Copa do Mundo 2014, coletando dados para o II Relatório Cidades do Esporte, lançado em novembro.
O relatório apresenta um diagnóstico da situação do esporte nas cidades-sede da Copa, escolhidas para representar as diversas regiões brasileiras, ajudando a compreender a realidade dos municípios. Também ajuda a apontar caminhos para a implementação ou reforço de políticas públicas que garantam o acesso da população à prática de atividades físicas, nos municípios analisados.
A Atletas pelo Brasil também lançou o Prêmio Cidades do Esporte, durante o encontro da Frente Nacional de Prefeitos. O prêmio destacará as melhores práticas e políticas voltadas para o esporte, em 2016, e é uma forma de estimular projetos e políticas em prol do esporte nos municípios analisados. O prêmio é uma categoria dentro do Prêmio Cidades Sustentáveis, e as inscrições poderão ser feitas a partir de 21 de janeiro.
Saiba mais: Cidades do Esporte
Dez anos – Em 2016, a Atletas pelo Brasil comemora 10 anos de atividades. A data histórica, reforçada pela realização dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, deve ser celebrada com muito trabalho e a expectativa de novas conquistas.
“A Olimpíada será um ponto-chave para consolidar os indicadores estabelecidos no Pacto pelo Esporte e também para aprofundar as discussões em torno do Sistema Nacional do Esporte. Será a chance de deixarmos de fato um legado para o Brasil”, destaca Daniela. “Também será um ano de renovação de mandato nas prefeituras. Vamos comprometer os prefeitos com o programa Cidades do Esporte, divulgando o balanço das cidades que cumpriram ou não as metas estabelecidas, no terceiro relatório. Teremos trabalho suficiente!”