O Pacto pelo Esporte, iniciativa que contribui para a cultura e a prática de uma gestão profissional, moderna e eficiente do Esporte brasileiro, foi tema de reportagem da Folha de S.Paulo.
A reportagem, chamada “Empresas assinarão pacto por patrocínio”, de autoria de Marcel Merguizo, coloca que a data prevista para o lançamento do pacto – dia 28 de outubro – “é tratada pela área empresarial como significativa para mudanças que vão além da Olimpíada”.
A matéria também cita a lista de empresas integrantes do grupo de trabalho que está elaborando o pacto, a seguir: Aché Laboratórios, Ambev, ÁPICE – Associação pela Indústria e Comércio Esportivo, Banco do Brasil, Bradesco, BRF, Centauro, Coca-Cola, Construtora Passarelli, Correios, Decathlon, Ernst&Young, Estácio, Gol Linhas Aéreas Inteligentes, Itaú Unibanco, Johnson&Johnson, McDonald’s, Nestlé, P&G, Pão de Açúcar, Somos Educação, TAM, TetraPak, Vivo e Volkswagen do Brasil
Sobre o pacto
A iniciativa teve início em parceria entre Atletas pelo Brasil, Instituto Ethos e LIDE Esporte, com apoio do Mattos Filho Advogados.
“As empresas integrantes do pacto estão em sintonia com a sociedade brasileira, que pede mais gestão e transparência no Esporte. O acordo trará melhorias ao mercado esportivo, ao trabalho dos atletas, bem como resultados e benefícios ao público que gosta de esporte”, afirmou Daniela Castro, diretora-executiva da instituição.
O Pacto pelo Esporte definirá um conjunto de regras positivas para que as entidades esportivas obtenham patrocínio. O pacto é voluntário, autorregulado e tem como objetivos apoiar a melhoria da gestão das entidades esportivas, estabelecer segurança para os patrocínios e definir regras claras e mecanismos para promover integridade, transparência e gestão eficiente.
O pacto está em fase final de elaboração e ainda está aberto à participação de novas empresas.