O grupo de trabalho responsável pela redação do projeto de lei que instituirá o Sistema Nacional do Esporte reuniu-se na terça-feira passada (4), para debater os pontos principais da proposta. O sistema deve incluir normas sobre financiamento e repartição de responsabilidades entre União, estados, municípios e o Distrito Federal, definindo uma política permanente e sistemática para o setor no Brasil.
A Atletas pelo Brasil integra o grupo de trabalho com Ana Moser, presidente da entidade e do Instituto Esporte e Educação, Lars Grael, também presidente da Comissão Nacional do Esporte, e Daniela Castro, diretora executiva. Ainda fazem parte do grupo a Rede Esporte Pela Mudança Social (REMS), clubes, confederações, ONGs, representantes dos ministérios da Educação, Saúde, Cultura, Desenvolvimento Social e Combate à Fome e da Secretaria de Políticas para as Mulheres.
“Há um consenso no grupo de trabalho de que o foco do Sistema Nacional do Esporte deve ser, principalmente, o acesso ao esporte para todos os brasileiros. Hoje, as políticas esportivas estão muito voltadas para o alto rendimento”, explica Daniela Castro, diretora executiva da Atletas pelo Brasil.
A criação de um Sistema Nacional do Esporte é uma das causas defendidas pela Atletas pelo Brasil. O grupo de trabalho terá ainda uma outra reunião para discutir o formato de financiamento ao esporte. “ A expectativa é que o projeto de lei seja apresentado até setembro”, diz Daniela.
Trackbacks/Pingbacks