A assessora de Políticas Públicas da Atletas pelo Brasil, Silvia Gonçalves, esteve em reunião no último dia 9 de julho com representantes da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer do Rio de Janeiro. Um dos objetivos do encontro foi reafirmar o compromisso da cidade com o Programa Cidades do Esporte, que faz um acompanhamento da situação do esporte nas 12 cidades-sede da Copa.
A prefeitura do Rio de Janeiro indicou a Secretaria de Esportes para coordenar a coleta de dados para o II Relatório Cidades do Esporte e informou que o secretário Marcos Braz será o líder neste processo.
“Entendemos que o Rio, por ser cidade olímpica, possui enorme potencial para deixar um legado esportivo e social considerável para a população e servir de exemplo para as demais cidades. O Programa Cidades do Esporte pode colaborar de forma fundamental neste processo, uma vez que ele foi apresentado aos prefeitos e à presidente Dilma Rousseff como uma proposta de legado para os megaeventos esportivos”, disse Silvia Gonçalves.
O prefeito Eduardo Paes assinou, em 2012, um termo comprometendo-se com as metas do programa. A equipe da Atletas pelo Brasil enviou às cidades um questionário (matriz de indicadores), para entender como os municípios estão trabalhando para que as atuais e futuras gerações pratiquem níveis adequados de atividade física e esporte para uma vida saudável.
Dez cidades enviaram e validaram as informações. Os dados do questionário, após revisão e validação, ficaram disponíveis no relatório. Rio de Janeiro e Manaus não validaram seus dados, portanto o I Relatório Cidades do Esporte apresenta informações de dez cidades-sede (Belo Horizonte, Cuiabá, Curitiba, Distrito Federal, Fortaleza, Natal, Porto Alegre, Recife, Salvador e São Paulo).
Para conferir a íntegra do I Relatório Cidades do Esporte, clique aqui.