Diretora da ONG Atletas pelo Brasil e ex-tenista nº 1 do País, Patrícia Medrado esteve no Recife nesta quinta-feira (23), para uma reunião com o secretário municipal de esportes George Braga. Patrícia entregou a ele o I Relatório Cidades do Esporte, documento lançado em novembro com um diagnóstico do esporte nas cidades-sede da Copa do Mundo 2014. O encontro também teve a participação da assessora de políticas públicas da entidade, Adriana Nascimento.
“A reunião foi muito positiva. O secretário destacou a importância do relatório Cidades do Esporte ao apontar alguns caminhos de organização e de aproximação com todos os atores do esporte em Recife”, contou Adriana Nascimento. “O documento que elaboramos também ajuda a compreender como é a política pública voltada para o esporte no município e qual é a competência do município na gestão das políticas públicas em prol do esporte. Eles entendem, por exemplo, que a formação de base é uma atribuição da prefeitura, e tem sido feito um esforço nesse sentido.”
Durante a reunião, George Braga reafirmou a parceria do Recife com o trabalho desenvolvido pela Atletas pelo Brasil, e designou um novo interlocutor com a ONG na Secretaria de Esportes, Neto Ferraz. O secretário também afirmou que há a previsão de entregar ainda este ano o projeto de criação do Conselho Municipal de Esporte, um dos itens apontados no relatório.
Recife no I Relatório Cidades do Esporte – A capital pernambucana tem 60 ruas de lazer, com média de 7 mil participantes diários. Além disso, estão em funcionamento, uma vez por semana, 35 km de ciclofaixas de lazer com média de 17 mil usuários. Recife possui também 7 km de ciclovias, 8,5 de ciclofaixas permanentes e 35 km de ciclorrotas. As atividades físicas monitoradas envolvem um total de 78 mil pessoas.
A cidade ainda pode avançar institucionalmente estabelecendo marcos como Conselho Municipal do Esporte ativo, Fundo Municipal do Esporte ou Lei de Incentivo de Esporte Municipal. Vale destacar também que o orçamento executado para o esporte em 2013 correspondeu a apenas 0,4% do total executado pelo município.