Raí Oliveira durante a Conferência Cidades Sustentáveis. Foto: Programa Cidades Sustentáveis/divulgação

Raí Oliveira durante a Conferência Cidades Sustentáveis. Foto: Programa Cidades Sustentáveis/divulgação

 

O diretor da Atletas pelo Brasil Raí Oliveira apresentou, durante a Conferência Cidades Sustentáveis, o Prêmio Cidades do Esporte, que tem como objetivo reconhecer políticas públicas inovadoras e bem-sucedidas em cidades brasileiras na área.*

 

Para Raí, que luta com a ONG há anos pelo desenvolvimento de políticas públicas para o esporte, o Prêmio Cidade do Esporte promete fazer com que programas locais para o esporte se tornem referências para serem multiplicadas em outras cidades.

 

Cidades do Esporte

 

O prêmio faz parte do Programa Cidades do Esporte, que tem como metas promover a importância do esporte nas políticas públicas, realizar um diagnóstico e monitorar anualmente a evolução dos indicadores nos municípios, além de fomentar o intercâmbio entre as cidades e divulgar boas práticas.

 

O I Relatório Cidades do Esporte, que faz um diagnóstico do esporte nas 12 cidades-sede da Copa, foi lançado em 2014. Clique aqui e veja o relatório completo.

 

Cidades Sustentáveis

 

O Prêmio Cidades do Esporte é uma categoria dentro do Prêmio Cidades Sustentáveis, que chega à sua segunda edição. A primeira edição do Prêmio, feita em parceria da Associação Brasileira de Municípios (ABM) e da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), foi realizada em 2014.

 

O prêmio teve como objetivo estimular os gestores públicos para a criação, manutenção e atualização de observatórios em seus respectivos municípios, contendo indicadores, programas de metas e informações relevantes sobre políticas públicas voltadas à qualidade de vida e ao desenvolvimento sustentável, assim como reconhecer e valorizar as experiências bem-sucedidas.

 

Para cada tema serão firmadas parcerias com organizações que já têm reconhecida experiência na área. Além da parceria com a Atletas pelo Brasil, foi anunciada parceria com o Instituto Alana, que irá realizar o Prêmio Cidade da Criança.
* Com informações do Programa Cidades Sustentáveis.