A Atletas pelo Brasil terá um ano cheio em 2015, de muita luta pela melhoria do esporte nacional. Entre as principais metas estão a criação do Sistema Nacional de Esporte, o lançamento do Pacto Setorial pelo Esporte, a divulgação do II Relatório do Cidades do Esporte e a regulamentação da participação dos atletas nas eleições das entidades esportivas.Em 2014, a instituição conquistou relevantes avanços. Confira:
– Divulgação de carta aberta aos candidatos à Presidência do Brasil. Entre os pontos defendidos, estão a criação de metas para o esporte nas escolas com reflexos no plano plurianual e nos orçamentos, a criação de um comitê interministerial para articulação de programas voltados ao Esporte, uma legislação que defina o Sistema Nacional Esportivo, a regulamentação da lei 12.868, aprovada no ano passado, e a renovação da Lei de Incentivo do Esporte.
– Assinatura da carta-compromisso contendo os pontos mencionados, com adesão dos presidenciáveis Aécio Neves, Luciana Genro e Marina Silva.
– Criação de um grupo de trabalho, em conjunto com o Instituto Ethos, o LIDE Esporte e o apoio do Mattos Filho Advogados, para o desenvolvimento de um pacto setorial das empresas patrocinadoras por mais transparência, integridade e gestão no esporte brasileiro.
– Lançamento do I Relatório Cidades do Esporte, com um diagnóstico do esporte nas cidades-sede da Copa do Mundo. Lançado em novembro, o relatório está disponível aqui.