Nesta semana acontece mais uma edição do programa Escola nas Férias. Até sexta, dia 23, das 9h às 16h, várias atividades são oferecidas em 171 escolas municipais. Podem participar crianças e adolescentes de 6 a 14 anos moradoras ou não de Belo Horizonte. Para isso, basta que os pais, mães ou responsáveis procurem a escola mais próxima e preencham a ficha de inscrições, o que pode ser feito, inclusive, durante o período das atividades. Na próxima semana, entre os dias 26 e 30, também das 9h às 16h, a programação é ampliada para toda a comunidade, incluindo o público adulto, e será oferecida em 33 espaços do BH Cidadania, que recebem as inscrições para a última semana.
A programação do Escola nas Férias inclui excursões e oficinas de lazer, recreação, esportes, dança, teatro e artes que são oferecidas dentro das próprias escolas e espaços do BH Cidadania. Os participantes poderão visitar diversos espaços da cidade como os parques Américo Renné Giannetti, Mangabeiras e Lagoa do Nado, a Serra do Rola Moça e o Instituto Inhotim, além de pontos como Jardim Zoológico, Aquário Municipal, Museu de Artes e Ofícios, Memorial Minas Vale, Parque das Águas, Centro Cultural do Banco do Brasil e o estádio Mineirão, entre outros.
A inserção cultural é garantida. Esta edição conta com 13 mil ingressos para diversas salas de cinemas da cidade. Além disso, uma parceria com o Sesc Palladium disponibilizou 800 ingressos para o espetáculo “Crianceiras: Poesias de Manoel de Barros Musicadas por Márcio de Camillo”, especialmente para os participantes do Escola nas Férias.
Realizado desde janeiro de 2009, o Escola nas Férias visa proporcionar aos participantes atividades de lazer, esporte, cultura, socialização, vivenciando os espaços da escola de maneira descontraída, sem as obrigatoriedades do dia a dia da sala de aula. Além disso, oferece alimentação saudável e balanceada durante o período das férias escolares. A expectativa é que esta edição tenha a participação de cerca de 50 mil crianças e adolescentes.
Para a realização do programa Escola nas Férias, a Prefeitura de Belo Horizonte mobiliza as secretarias municipais de Educação, Segurança Alimentar e Nutricional, Políticas Sociais e Esporte e Lazer e as fundações de Parques Municipais, Zoo-Botânica e Cultura, investindo cerca de R$ 2,6 milhões provenientes do orçamento do tesouro para proporcionar esse momento de lazer e educação.
Fonte: http://portalpbh.pbh.gov.br/pbh/ecp/noticia.do?evento=portlet&pAc=not&idConteudo=186821&pIdPlc=&app=salanoticias