Oficinas de pintura, futebol de campo, bolhas de sabão, capoeira, dança, cama elástica, música e slackline abriram a segunda semana da Colônia de Férias 2015. Ao todo, mais de 250 alunos de oito escolas municipais divertiram-se na tarde dessa segunda-feira, 12, no Parque Gigante. Divididas em oito equipes, as crianças puderam participar das atividades que ocorreram a partir das 13h até as 18h. O evento é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação (Smed), por meio do programa Escola Aberta, em parceria com o Centro Social Marista (Cesmar), Sistema Fecomércio-RS, Sesc/RS e Fundação de Educação e Cultura do Sport Club Internacional (Feci).
Oito oficinas foram coordenadas por 85 professores do programa Cidade Escola da Smed. O professor Laerte Cardoso, na companhia de mais seis educadores, instruiu as crianças na hora de praticar o slackline. “É uma felicidade imensa trabalhar com esses pequenos”, disse o profissional de malabarismo e de acrobacias. A aluna Roberta Ariane, 11 anos, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Vereador Carlos Pessoa de Brum, do bairro Restinga, confessou sentir medo quando subiu no elástico de cinco metros de comprimento. A insegurança cedeu lugar à diversão: “Foi muito legal, porque consegui me equilibrar e vencer o desafio.”
Na oficina de bolhas de sabão, a aluna Luana Macosalegre, 6, da Emef Presidente Vargas, do bairro Passo das Pedras, se entusiasmou ao ver o resultado da atividade: “Fui andando para trás e consegui fazer quatro bolhas gigantes”, contou. O instrumento para criar as bolhas era feito com dois gravetos e um barbante.
“A criançada se dedicou a todas as atividades e o calor não foi empecilho”, disse a coordenadora pedagógica da Feci, Clarissa Candiota. “Água, lanche e protetor solar estão sendo indispensáveis para todos”, completou.
A programação ocorrerá em três dias a cada semana de janeiro. Às segundas-feiras, das 13h às 18h, com atividades recreativas, culturais, esportivas e pedagógicas, no Parque Gigante. Nas terças-feiras, das 8h às 13h, as crianças poderão participar de atividades lúdicas nas piscinas do Sesc Campestre (avenida Protásio Alves, 6220, Alto Petrópolis). Às quartas-feiras, atividades culturais e esportivas ocorrem no Cesmar (estrada Antônio Severino, 1493, Rubem Berta).
A Colônia de Férias tem como principal objetivo oferecer espaços diferenciados de diversão e aprendizado durante o recesso escolar. Nesse período, a cidade oferece alternativas e meios educativos aos alunos da rede, disse a coordenadora do Escola Aberta, Nara Adolfo. “O evento oportuniza uma troca fraterna entre seus participantes e a mudança de ambiente físico e social durante as férias escolares”, acrescentou. Estima-se que, até o final do evento, 1.350 alunos participem das atividades.
Fonte: http://www2.portoalegre.rs.gov.br/portal_pmpa_novo/default.php?p_noticia=175193&COMECA+A+SEGUNDA+SEMANA+DA+COLONIA+DE+FERIAS+2015