A cidade de São Paulo Já conta com mais de 140 quilômetros de ciclovias implementadas pela Prefeitura entre junho e 10 dezembro deste ano.

 

Somados aos 63 quilômetros de vias exclusivas para bicicletas que já existiam, o município conta agora com 204 quilômetros em operação. O objetivo da administração municipal é viabilizar a criação de 400 quilômetros de ciclovias até dezembro de 2015, por meio do programa SP400km.

 

E 2015 começa com duas obras importantes: as ciclovias da Avenida Paulista e a que será implementada embaixo do Elevado Costa e Silva, o Minhocão. As duas intervenções tem previsão para serem iniciadas no dia 5 de janeiro e juntas somam quase 9 quilômetros de vias exclusivas para ciclistas.

 

Com aproximadamente cinco quilômetros de extensão, a ciclovia embaixo do Minhocão irá ligar a Praça Roosevelt à estação da Barra Funda, da Linha 3-Vermelha do Metrô, passando pela avenida Amaral Gurgel e o Memorial da América Latina.

 

O novo trecho também fará ligação com ciclovias existentes na região, como a da Avenida Duque de Caxias (sentido Barra Funda), além de saídas para ciclofaixas, como a da Rua Albuquerque Lins (sentido Consolação). O Minhocão deverá passar ainda por uma revitalização com implementação de áreas ajardinadas e troca da iluminação existente por LED.

 

Já na avenida Paulista, a nova ciclovia terá quatro quilômetros de extensão e fará conexão com 11 ciclovias ligando às regiões do Centro, Pacaembu, Ibirapuera e Vila Mariana. O projeto inicial prevê que o canteiro central da avenida será alargado em 25 centímetros de cada lado para facilitar a passagem de bicicletas nos dois sentidos.

 

Os tanques que hoje abrigam plantas e flores serão retirados, assim como os relógios de rua distribuídos pela via. As árvores no trecho da Bernardino de Campos serão preservadas. As oito faixas de rolamento da via serão mantidas, com alguns ajustes, e alguns trechos, próximos aos semáforos, ganharão grades para a proteção dos ciclistas.

 

A pista desta ciclovia será elevada em relação ao nível da avenida, terá cerca de quatro metros de largura e será construída sobre o canteiro central em toda a extensão do eixo formado pelas avenidas Paulista e Bernardino de Campos.

 

Antes da implantação da ciclovia na Paulista serão instaladas uma faixa exclusiva de ônibus e um traçado de via para bicicleta, no final da avenida, que cruzarão a rua da Consolação. Além de atender os ciclistas, essa medida beneficiará 170 mil usuários de linhas do transporte coletivo do eixo Rebouças e Dr. Arnaldo, que hoje fazem o retorno pelas ruas da Consolação e Bela Cintra. A expectativa é de que a obra diminua em 15 minutos o tempo de viagem nessas linhas.

 

Fonte: http://www.capital.sp.gov.br/portal/noticia/5126