Alongar-se, exercitar pernas, braços e melhorar a flexibilidade das articulações. Esses são alguns dos exercícios físicos praticados pelos usuários das Academias a Céu Aberto, programa da Prefeitura de Belo Horizonte, comandado pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel) que, desde 2009, já instalou equipamentos em todas as nove regiões da cidade. No sábado, dia 6, a PBH inaugurou a 300ª academia na capital, na Rua São Miguel Arcanjo, 215, Vila Nossa Senhora de Fátima, em frente ao Centro Cultural Vila Fátima, na Serra. Além de possibilitar e incentivar o exercício físico, os aparelhos também contribuem para a socialização da comunidade.
As Academias a Céu Aberto estão instaladas em praças e parques da cidade e proporcionam condições adequadas para a prática de atividades físicas para pessoas de todas as idades, inclusive pessoas com deficiência, por meio da disponibilização de um conjunto de aparelhos de ginástica adaptados e implantados em espaços de fácil acesso. Desde o início, é notória a boa receptividade ao programa, que estimula o lazer e previne doenças, possibilitando às pessoas a prática de atividades físicas perto de casa. Outro aspecto positivo apontado pelos frequentadores da academia vem do resgate da autoestima do cidadão, que faz desse espaço um meio de socialização.
O prefeito Marcio Lacerda considera que a escolha da Vila Nossa Senhora de Fátima para a instalação da 300ª Academia a Céu Aberto simboliza os esforços da Prefeitura para minimizar as desigualdades ainda existentes, refletidas em todo o país. “Estamos trabalhando com o olhar daqueles que aqui vivem. Há um investimento contínuo da Prefeitura em comunidades como esta. É importante a criação de espaços públicos de qualidade, como este, onde todos tenham oportunidades iguais para progredirem na vida. O esporte e o lazer são fatores fundamentais nesse processo”, assinalou o prefeito durante a cerimônia de inauguração. De acordo com o secretário municipal de Esporte e Lazer, Patrick Drumond, a PBH tem promovido a saúde da população por meio das Academias a Céu Aberto. “A promoção de atividades físicas ao ar livre tem levado à conscientização das pessoas a respeito da importância de se prevenir contra doenças ocasionadas pelo sedentarismo, além de se sentirem incluídas no cotidiano da cidade”, destacou.
Maria de Lurdes, de 55 anos, contou que a nova academia trouxe benefícios para a comunidade, já que antes muitos usuários tinham que se deslocar até a vila vizinha. “Faço exercícios físicos todos os dias pela manhã e às 6h já estou aqui. De tão perto de casa até posso dizer que tenho uma academia particular”, brincou. Por indicação médica, ela faz a prática regular de exercícios físicos para controle de varizes.
Novo programa
Na ocasião o prefeito assinou o decreto que cria o programa Adote uma Academia a Céu Aberto, estabelecendo normas e procedimentos para parcerias entre o município e a sociedade visando à adoção de Academias a Céu Aberto. Nos próximos dias o decreto será publicado no Diário Oficial do Município (DOM).
Fonte: http://portalpbh.pbh.gov.br/pbh/ecp/noticia.do?evento=portlet&pAc=not&idConteudo=183281&pIdPlc=&app=salanoticias