No último dia 10, foi realizada a terceira reunião do grupo de trabalho que pretende construir um Acordo Setorial para a melhoria do esporte brasileiro. Essa é uma iniciativa da Atletas pelo Brasil, LIDE Esporte e Instituto Ethos, com o apoio do Mattos Filho Advogados.

 

Fazem parte do grupo de trabalho Adidas, Ambev, Banco do Brasil, BRF, Construtora Passarelli, Correios, Itaú Unibanco, McDonald’s, Nestlé, Nike, Nissan do Brasil, Oakley, Pão de Açúcar, P&G, TetraPak e Volkswagen do Brasil.

 

O pacto é voluntário e autorregulado pelas empresas que serão as responsáveis por definir as cláusulas. O grupo tem como objetivos apoiar a melhoria da gestão das entidades esportivas ao longo do tempo, gerar um ambiente de colaboração e confiança, estabelecer segurança para os patrocínios e definir regras claras e mecanismos para promover integridade, transparência e gestão eficiente.

 

A ideia da construção de um Acordo Setorial, iniciativa já utilizada em outros setores, surgiu depois da aprovação, em 2013, do Artigo 18-A que modifica a Lei Pelé. A norma condiciona o repasse de verbas da administração pública direta e indireta, incluindo lei de incentivo ao esporte, a uma série de regras, entre elas limite de mandato de dirigentes, representação de atletas em órgãos e conselhos técnicos e transparência de documento e contas na gestão, como dados financeiros e contratos.

 

Daniela Castro, diretora executiva da Atletas pelo Brasil, diz que essa é uma chance que as organizações têm para melhorar o esporte. “Fomos procurados por muitas empresas que queriam contribuir com um legado para o esporte brasileiro. E essa é uma iniciativa inédita no mundo e que deve ser parabenizada, pois tem o objetivo de apoiar as entidades esportivas rumo a uma melhor gestão. Assim, ganhará o esporte”.