Projeto Vôlei Kids

Projeto Vôlei Kids

 

Que o esporte contribui para o desenvolvimento funcional e motor de crianças e jovens, auxilia na integração, sociabilidade, disciplina, respeito e concentração, dentro outros benefícios, nós já sabemos, mas que ele pode ser utilizado para estimular hábitos de higiene, influenciar no gosto pela leitura e conscientizar para a importância da preservação do meio ambiente é uma nova visão que vem sendo apresentada pelo projeto Vôlei Kids.

 

Criado há mais de 10 anos, o projeto que começou atendendo 50 crianças em Cuiabá, hoje atende 1000 crianças e jovens de escolas públicas (de 7 a 16 anos) no período do contra turno escolar, estando presente em 6 municípios do Mato Grosso.

 

Além de ensinar os fundamentos do voleibol, em turmas divididas por idade e habilidade, e acompanhar a progressão dos alunos no esporte, o projeto utiliza o voleibol como ferramenta para a inserção de ações de saúde, educação e meio ambiente.

 

As crianças são divididas em grupos de 25 e contam com a orientação de um educador de educação física e um estagiário, que comandam rodas de conversas no início e fim das aulas de vôlei. Nestes são abordados temas transversais. Além das conversas, há ações destinadas a essas esferas de interface do programa:

SAÚDE: ações visam estimular os hábitos de higiene e promover atitudes de vida saudáveis

– A higiene pessoal é essencial para o projeto. Os alunos recebem 3 vezes ao ano um kit de higiene bucal, participam de palestras e atividades desenvolvidas pelos alunos de odontologia da UNIVAG.

– Além disso, os professores são responsáveis pela vistoria higiênica dos alunos. Pés, mãos e cabelos são analisados individualmente pelo menos a cada dois meses.

 

EDUCAÇÃO: ações visam despertar o interesse pela leitura e oportunizar o auxílio pedagógico

– Conta com a participação de uma pedagoga do Vôlei Kids que faz o acompanhamento da evolução das crianças do programa na escola e em casa. Os professores e pais são convidados a responder periodicamente um questionário que engloba itens como interesse em estudar, comportamento, responsabilidade, respeito, autoestima, hábitos de higiene e cuidados com o meio ambiente.

– Contação de histórias: A contação de história acontece uma vez no semestre, com ambiente diferenciado da aula onde é preparado com artigos que estimulam a imaginação e a liberdade de expressão.

– Sacola de leitura: um aluno é escolhido para levar a sacola de leitura para casa. Nesta há um livro, tapete, caderno e kit para colorir. Os alunos devem ler acompanhados de seus responsáveis e depois desenvolver uma ilustração sobre a história. Os responsáveis devem escrever suas observações sobre a experiência. O caderno contém declarações emocionantes de pais e responsáveis que desenvolvem um laço mais próximo com as crianças través desta atividade.

– Roda de leitura (caixa de livros): os alunos são convidados a escolher um livro e iniciar a leitura no início das aulas, após as atividades de vôlei, podem pegar os livros emprestados e levá-los para casa para terminar a leitura.

 

MEIO AMBIENTE: ações visam fomentar a preservação das fontes de vida do nosso planeta

– Contato direto dos alunos ao meio ambiente através de passeios, oficinas para a reutilização de material reciclável para datas comemorativas como dia das mães, palestras e gincanas educativas relacionadas ao tema são algumas das ações de conscientização feitas pelo programa.

 

Os professores do projeto passam por capacitações para aprender a metodologia e desenvolver uma abordagem mais educacional do esporte, caso ainda não possuam. Há encontros pedagógicos duas vezes ao ano com a participação destes e de estagiários. As aulas são planejadas uma a uma e os professores são responsáveis pela ficha individual dos alunos, onde devem monitorar a presença nas aulas e eventos, a evolução destes nos fundamentos do vôlei, comportamento, higiene e autoestima.

 

Em virtude do Vôlei Kids adotar a visão do esporte como ferramenta para o desenvolvimento, sua metodologia muito bem delineada e os resultados positivos que vem colhendo nesses 10 anos de existência, é fácil afirmar que esse programa é uma referência de boa prática esportiva no estado de Mato Grosso.