A Praça Roosevelt, na região central, ganhou na manhã deste sábado (29) um espaço exclusivo para uso dos skatistas profissionais e amadores da cidade de São Paulo. Com 1.150 metros quadrados, a pista que fica na lateral da praça, ao lado da Rua da Consolação, conta com 15 obstáculos desenhados com a orientação de profissionais do esporte, que participaram da modulação do projeto. Um campeonato com a participação de 60 skatistas nacionais e internacionais, que foi iniciado às 9h, marcou a inauguração do espaço.
A criação da área surgiu após uma parceria entre a Subprefeitura Sé e a Skatenuts, que assinou um Termo de Cooperação de três anos com o município, com investimentos de R$ 100 mil feitos pela empresa. A manutenção do espaço também ficará por conta da Skatenuts durante a vigência do contrato. O termo também prevê a implementação de 16 câmeras de segurança, que foram solicitadas pela Guarda Civil Metropolitana (GCM) e Policia Militar. A Skatenuts é uma empresa especializada em organizar campeonatos da modalidade, revitalizar espaços para a prática do esporte, além de ser a representante exclusiva de uma liga especial para skate no Brasil.
Além de ampliar os locais para a prática do esporte, a medida atende a demanda de vizinhos da praça e de parte dos próprios skatistas em relação ao compartilhamento de outros espaços da praça. “Na parte de cima, tem as crianças que saem da escola, as pessoas que vem para passear ou senhoras idosas. O piso lá também era ruim e por vezes, quebrávamos coisas, porque não era preparado. Acho que vai ficar bom para eles, mas também para o skate”, afirmou Renato Neves, 13 anos, que há um ano pratica o esporte e mora ao lado da Roosevelt.
Para o skatista André “Hiena”, 40 anos, que há 26 anos é profissional do esporte, apesar de ser contra ter um espaço único e segregado para a prática, a pista tem qualidade para a prática do tipo “street” e vai minimizar os transtornos com outros frequentadores da praça. “O street exige obstáculos naturais, como bancos, corrimãos, escadas e aqui tem essa combinação. É uma pista muito boa, especialmente, para os mais experientes. Mas, ainda acho que o skatista prefere socializar com o resto do público”, disse Hiena.
A competição que marca a inauguração da pista de skate da Praça Roosevelt faz parte do lançamento do Projeto “Pela Cidade”. Iniciativa da Subprefeitura da Sé, ONG Peixe Vivo e com patrocínio do Itaú, através da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte, o evento levará atividades esportivas em espaços públicos e históricos do centro da capital.
O projeto acontecerá de 6 de dezembro a 8 de fevereiro, sempre nos finais de semana, não ocorrendo somente no último de dezembro e primeiro de janeiro de 2015. Serão cinco arenas espalhadas em pontos históricos da cidade, no Vale do Anhangabaú, Líbero Badaró, Viaduto do Chá, Praça da Sé e Pátio do Colégio, cada uma com uma temática. Além das atividades gratuitas para a população, haverá também passeios ciclísticos, caminhadas, exibições de atletas profissionais e clínicas com esportistas.
Fonte: http://www.capital.sp.gov.br/portal/noticia/5060#ad-image-0