O jornal Folha de S.Paulo desta quinta-feira destacou o cenário apontado pelo relatório Cidades do Esporte: escolas sem equipamento esportivo, educação física ignorada no currículo escolar e escassez de profissionais para promover atividades regulares à população.
O relatório analisou indicadores de 2013 fornecidos pelas prefeituras de dez cidades-sede da Copa: Belo Horizonte, Distrito Federal, Cuiabá, Fortaleza, Natal, Recife, Salvador e São Paulo.
Manaus e Rio de Janeiro, que também são cidades-sede, não validaram as informações.
Nos municípios analisados, apenas 45% das escolas têm pátios, quadras ou ginásios, equipamentos fundamentais para uma iniciação na prática espotiva.
Além disso, a maioria das cidades tem um instrutor para cada 4.000 habitantes. “O esporte não é visto nas maiores cidades do Brasil como um tema relevante. O caminho é árduo”, diz Daniela Castro, diretora-executiva da ONG.
Outro dado interessante: as capitais afirmaram ao Programa Cidades do Esporte que seus orçamentos para o esporte em 2013 corresponderam a menos de 1% do total executado pelos municípios.
O relatório completo será lançado nesta quinta-feira, dia 27, na Semana Internacional do Esporte pela Mudança Social no Sesc Consolação, em São Paulo.
Confira a reportagem completa da Folha: http://www1.folha.uol.com.br/esporte/2014/11/1553848-nas-cidades-da-copa-apenas-45-das-escolas-tem-quadras.shtml