As finais da 3ª Copa BH Descobrindo Talentos no Futebol foram disputadas no último dia 9, no Centro de Treinamento do Cruzeiro Esporte Clube – Toca da Raposa 1, na Pampulha, com as partidas decisivas nas categorias Juvenil e Infantil. Na final Juvenil, a equipe do Tupinambás derrotou o Centro Túnel de Ibirité (CTI) por 6 a 1 e ficou com o título. O time da categoria Infantil do CTI deu o troco, conquistando o primeiro lugar ao vencer o Radiante por 3 a 0. A comemoração pelo bom desempenho na competição se estendeu aos artilheiros: Diego Mendes, da equipe juvenil do Mineirinho, e Alex Gomes, do infantil do CTI, ambos com nove gols marcados. O time do Mariano de Abreu foi o mais disciplinado na copa.
Quinze núcleos do programa BH Descobrindo Talentos no Futebol participaram da 3ª edição da copa, promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel) em parceria com a Associação de Garantia aos Atletas Profissionais de Minas Gerais (Agap-MG). Cerca de 450 atletas participaram da maratona de jogos. O programa BH Descobrindo Talentos, executado pela Smel, tem por objetivo a descoberta de talentos no futebol e a socialização de jovens residentes em áreas de maior vulnerabilidade social de Belo Horizonte.
O secretário municipal de Esporte e Lazer, Patrick Drumond, considera esse programa um instrumento fundamental para o aprimoramento da qualidade técnica e motivacional dos jovens que pretendem se tornar profissionais no futuro. “Acreditamos que o BH Descobrindo Talentos e as competições promovidas pelo programa são um bom caminho para a inserção de novos atletas profissionais no mercado futebolístico, contribuindo para a inclusão social de adolescentes e jovens”, disse.
De acordo com o gerente de Esporte de Rendimento da Smel, Sidney Zabeu, é gratificante perceber que os familiares motivam seus filhos durante as partidas, e que é cada vez mais frequente a presença de profissionais de clubes de futebol em finais desse tipo de torneio. “É uma satisfação ver os pais prestigiando seus filhos. E a presença de profissionais que analisam o desempenho dos atletas nos traz o sentimento de dever cumprido”, disse.
Fonte: http://portalpbh.pbh.gov.br/pbh/ecp/noticia.do?evento=portlet&pAc=not&idConteudo=180592&pIdPlc=&app=salanoticias