A caminhada orientada Viva o Centro a Pé deste sábado, 22, vai visitar o sítio arqueológico Praça Brigadeiro Sampaio, no Centro Histórico. A saída será às 10h, da praça da Alfândega, entre o Memorial do Rio Grande do Sul e o Margs. A seguir os participantes seguem pela rua Sete de Setembro até a Igreja das Dores, depois até a Praça Brigadeiro Sampaio e a Praça Júlio Mesquita. A duração aproximada é de duas horas. Nesta edição, haverá audiodescrição.
Os interessados devem solicitar inscrição pelo e-mail vivaocentroape@gmail.com e aguardar confirmação. Neste passeio não será acolhida doação de alimentos ou ração.
Quem orienta: Alberto Tavares Duarte de Oliveira – arqueólogo e professor do curso de História da Fapa. Graduado em História pela Ufrgs e mestre em História com ênfase em Arqueologia. Desenvolveu diversos projetos de arqueologia em Porto Alegre, entre eles a pesquisa realizada na Praça da Alfândega. Atualmente, é responsável pela pesquisa nas praças Júlio Mesquita e Brigadeiro Sampaio.
Audiodescritor: César Fraga é jornalista, é roteirista de audiodescrição e audiodescritor desde 2010. Foi aluno da doutora em linguagem e especialista em audiodescrição Lívia Motta, pelo Instituto Vivo. É audiodescritor de filmes, aulas de EaD e eventos e integrante da Equipe Som da Luz Audiodescrição.
As caminhadas do projeto Viva o Centro a Pé são realizadas três vezes por mês, sempre aos sábados, orientadas por professores especialistas em história, arquitetura ou áreas afins. A realização é da Secretaria da Cultura, Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo, Programa Viva o Centro com apoio da EPTC.