O primeiro relatório anual do programa Cidades do Esporte, da Atletas pelo Brasil, será lançado no próximo dia 27 (quinta-feira) na Semana Internacional do Esporte pela Mudança Social 2014 em São Paulo (SP). O documento será apresentado, a partir das 15h, durante mesa redonda do II Seminário de Esporte e Desenvolvimento Humano, incluso na programação da Semana, realizada a cada dois anos pela REMS (Rede Esporte pela Mudança Social).

 

A presidente Ana Moser, o diretor Raí de Oliveira e a diretora-executiva da Atletas pelo Brasil, Daniela Castro, serão os responsáveis por anunciar o relatório com os dados sobre esporte dos 12 municípios que sediaram a Copa do Mundo de 2014.

 

“Esperamos que, com o Cidades do Esporte, a gestão pública se inteire sobre a atual situação dos municípios e tenhamos a oportunidade de apoiar a integração das pastas do esporte com a educação, saúde e outras em torno de uma visão única. Queremos ajudar a construir planos de ação para garantir que o esporte aconteça em todas as dimensões para o maior número possível de pessoas”, afirma Ana Moser.

 

O programa – O Cidades do Esporte tem como objetivos promover a importância do esporte nas políticas públicas, realizar diagnóstico e monitorar anualmente a evolução dos indicadores nos municípios, além de fomentar o intercâmbio entre as cidades e divulgar boas práticas.

 

O projeto teve início em 2012, quando os prefeitos das cidades participantes assinaram um termo comprometendo-se com as metas do programa. Em seguida, a equipe da Atletas pelo Brasil realizou visitas e reuniu informações necessárias para o diagnóstico da realidade do esporte em cada cidade. Em seguida, realizou uma segunda reunião para a validação dos dados.

 

Com a continuidade da iniciativa, a cada ano, será possível avaliar a evolução da política esportiva e a infraestrutura para o esporte em cada uma das 12 cidades.

 

O projeto conta com um comitê técnico e de governança formado por: REMS, PNUD, Instituto Ethos, SESC, Instituto Ayrton Senna, Instituto Esporte Educação, Unicef, Rede Cidades Sustentáveis e Nike.