Ana Moser, presidente da Atletas pelo Brasil e do Instituto Esporte & Educação (IEE), participou de três importantes eventos que discutem o esporte brasileiro em São Paulo.
Na quarta-feira (22), às 17h, a medalhista olímpica foi uma das participantes do “Mulheres no Esporte”, que fez parte da Jornada de Administração Pública 2014 (JAP), da Fundação Getúlio Vargas. Ana debateu, junto a Beatriz Gregory (SPM), Joanna Burigo (Guerreiras Project) e Ana Thaís Matos (Rádio Globo), a diferença de oportunidades no esporte entre homens e mulheres, políticas públicas e mercado de trabalho para as mulheres. A programação completa está no www.fgv.br/jap
No dia seguinte, a presidente das instituições que trabalham para melhorar o País por meio do esporte esteve em dois outros eventos: o Fórum Internacional Gols pela Vida – Responsabilidade Social no Esporte e o Tabelando.
No Fórum Internacional Gols pela Vida – Responsabilidade Social no Esporte, do qual a Atletas pelo Brasil é uma das apoiadoras, foi discutido como o esporte pode ser um agente mobilizador em prol de diferentes causas da sociedade. Ana Moser teve a companhia de Daniela Castro, diretora-executiva da entidade, para discutir o potencial social dos atletas e como despertar esses esportistas para o relevante papel que podem ocupar no desenvolvimento e na transformação social pelo esporte.
Ao final de sua palestra, Ana Moser recebeu da equipe do Complexo Pequeno Príncipe, organizador do evento, a medalha que representa o gol de Pelé marcado no dia 30 de agosto de 1961, na partida épica em que o Santos marcou 8 a 0 no Grêmio Esportivo Olímpico – Blumenau, cidade que é a terra natal da atleta.
Ainda na quinta-feira, no Sesc Santo Amaro, Ana bateu um papo com o técnico da Seleção Brasileira de vôlei feminino José Roberto Guimarães sobre o seu livro “Pelas minhas mãos”, lançado em 2003 e no qual fala sobre seus 15 anos como jogadora de vôlei.
“Foram três ótimas oportunidades de discutir o esporte brasileiro, de formas diferentes. Pude falar sobre a minha carreira como atleta, o trabalho das duas entidades que presido, Atletas pelo Brasil e Instituto Esporte & Educação, e ainda tentar debater como a área esportiva deve ser valorizada nas políticas públicas brasileiras. Que tenhamos mais eventos como esses pelo País”, afirmou Ana Moser.