Através de um mutirão organizado por representantes do Aglomerado da Serra, a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel), em parceria com a Secretaria de Administração Regional Municipal Centro Sul, vai instalar 12 aparelhos de ginástica do programa Academia a Céu Aberto na comunidade.
A partir da primeira quinzena de novembro, os moradores desfrutarão de mais acesso às atividades físicas e ocupação deste espaço público. Esta é a segunda academia instalada em parceria com a comunidade. A primeira experiência aconteceu no Condomínio Henricão, regional Oeste da capital.
Com o intuito de promover inclusão social, este projeto tem o objetivo de estimular a prática esportiva, melhorar a qualidade de vida da população e condicionar as pessoas de todas as idades, especialmente os idosos, a saírem do cotidiano ocioso que os aflige. Os instrumentos foram projetados para o fácil manuseio do usuário, que utiliza o peso do próprio corpo para exercer a atividade física, além de contar com dois aparelhos planejados para atender as pessoas com deficiência.
De acordo com o secretário municipal de Esporte e Lazer, Patrick Drumond, a Prefeitura de Belo Horizonte tem efetivado a promoção preventiva da saúde da população por meio das instalações de Academias a Céu Aberto em toda a cidade. “A promoção de atividades físicas ao ar livre tem levado à conscientização das pessoas a respeito da importância de se prevenir de doenças ocasionadas pelo sedentarismo”, acrescentou.
Já para o líder comunitário do Aglomerado da Serra, Ademir Rodrigues de Oliveira, esta iniciativa promove a auto-estima das pessoas, além da ressocialização dos espaços públicos. “A comunidade da Serra estava carente de ambientes para a prática de esporte e de lazer, principalmente de políticas que promovam o convívio social entre os moradores do aglomerado”, ressaltou.
Segundo dados da Smel, já foram instalados 253 conjuntos de Academias a Céu Aberto em todas as regionais de Belo Horizonte, com a perspectiva de alcançar, até o final do ano, a soma de 346 em funcionamento.
Fonte: http://portalpbh.pbh.gov.br/pbh/ecp/noticia.do?evento=portlet&pAc=not&idConteudo=176916&pIdPlc=&app=salanoticias