Os parques municipais foram boas opções para as comemorações do Dia das Crianças. Atividades diversificadas reuniram famílias, que se divertiram e aproveitaram os dias de muito sol. “As atividades oferecidas no último fim de semana contemplaram não só as crianças, mas também seus familiares. Todos puderam aproveitar a data em diferentes regiões da capital”, disse Hugo Vilaça, presidente da Fundação de Parques Municipais (FPM).

 

O Parque Municipal recebeu concertos especiais realizados pelo Coral Infantojuvenil do Palácio das Artes, pela Orquestra de Câmara Sesiminas e pela Orquestra Sinfônica de Minas Gerais. O público, inclusive, conferiu uma prévia da nova montagem da Fundação Clóvis Salgado, “Rigoletto”, que estreia no próximo sábado. A música também invadiu o Parque Juscelino Kubitschek (JK), com a Orquestra Musiart, dentro do projeto Cooperativismo e Arte nos Parques. Enquanto os pais curtiam um repertório diversificado, os pequenos se divertiram com oficinas, pintura facial, distribuição de pipoca e algodão doce.

 

Outro local que recebeu um grande público foi o Parque das Mangabeiras, que recebeu a 28ª edição do Fantástico Mundo da Criança, que teve como tema a água. Teatro, dança, oficinas de educação ambiental, recreação, atividades de lazer e esporte fizeram parte da programação. “O evento cumpriu muito seu objetivo de entretenimento aos visitantes e, principalmente, às crianças, com diversas atividades recreativas e educativas de qualidade”, disse Alessandra Rodrigues, relações públicas da Divisão de Eventos e Educação Ambiental da FPM. Segundo ela, aconteceram muitos momentos marcantes. “O evento uniu gerações por meio de emoção e encantamento. O tema escolhido não poderia ser melhor. A água é assunto urgente e importantíssimo, que deve estar presente também na vida dos pequenos. O saldo foi positivo”, comentou.

 

As oficinas de educação ambiental incentivaram a criação de objetos como peteca e disco voador com materiais recicláveis. Na oficina de desenho, as crianças conheciam “A História da Gota D’Água”, disponível em um livro ilustrado, e eram estimuladas a transformar em desenhos o que haviam entendido respondendo a pergunta “Como você participa do ciclo da água?”.

 

Cuidado com o planeta

 

Entre as atividades do sábado, dia 11, “Titetê in ConSerto”, com o palhaço Titetê, fez um convite ao público, que também integrou o espetáculo. Ao final, uma grande bola, representando o planeta Terra, era lançada, chamando todos a cuidar do nosso planeta. Ao final do dia, a beleza das cores se uniu ao som dos tambores em um grande cortejo, que se espalhou pelo parque com a apresentação do grupo de maracatu Lua Nova.

 

A manhã do domingo começou com a banda Bios, do Corpo de Bombeiros, em um repertório personalizado com clássicos atuais. O palhaço Viralata e sua trupe, destacados por um jeitão todo irreverente e extenso repertório de “estripulias”, misturaram-se ao público em interferências por todo o parque, arrancando belos sorrisos. “Ações que trazem alegria para espaços públicos são uma ferramenta para ajudar a construir um lugar melhor. Os palhaços encontraram pessoas receptivas, alegres e ansiosas por atividades artísticas, recreativas e esportivas”, disse Rodrigo Robleño, o palhaço Viralata.

 

Sucesso em todas as edições, a Rua de Lazer do Sesc não deixou nenhuma criança parada com atividades como pula pula, cama elástica, muro de escalada, touro mecânico, jogos e pintura facial, que fizeram a alegria de crianças e adultos.

 

Fonte: http://portalpbh.pbh.gov.br/pbh/ecp/noticia.do?evento=portlet&pAc=not&idConteudo=176504&pIdPlc=&app=salanoticias