A Academia da Cidade Santa Mônica (Rua Comendador Arthur Viana, 345, bairro Rio Branco) realizou no final de setembro um bate-papo sobre o uso de medicamentos com 223 alunos. O bate-papo foi conduzido pelo farmacêutico do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) do Centro de Saúde Santa Mônica, Wellerson Alves de Faria. Ele orientou os usuários quanto à importância do uso adequado dos medicamentos de acordo com sua prescrição, respeitando os horários e quantidade de doses.
O tema despertou grande interesse dos usuários. Para Maria do Carmo Alves Borges, de 56 anos, o encontro foi uma oportunidade de aprender mais sobre o tema. “Para nós, que tomamos medicamentos, a palestra foi ótima. A questão é que achamos que sabemos tudo e percebemos que temos sempre algo a aprender”, disse. Já Sônia Lúcia Martins, de 68 anos, relatou que o bate-papo a orientou em várias dúvidas que tinha em relação à medicação utilizada. “Gostei tanto que gostaria de participar de outras palestras. Vou procurar o farmacêutico para orientação pessoal no centro de saúde”, avaliou.
Além desta ação, até o final do ano estão previstas mais três atividades que serão trabalhadas pelos profissionais do Centro de Saúde Santa Mônica junto aos usuários da Academia da Cidade. Os temas são o funcionamento e fluxos do centro de saúde, a saúde bucal dos usuários e orientações específicas para o usuário diabético.
A gerente adjunta do Centro de Saúde Santa Mônica, Tatiane Cássia de Souza, explica que as ações buscam ampliar o conhecimento dos usuários e as alternativas de qualidade de saúde e de vida. “Os desafios para a promoção de saúde são vários se levarmos em consideração que os fatores que colocam em risco a população se originam em diferentes níveis de seu contexto de vida. Com base nisso, a prevenção constitui um esforço de se antecipar a doença. Proporcionar saúde significa, além de evitar doenças e prolongar a vida, assegurar meios e situações que ampliem a qualidade de vida, ou seja, ampliem a capacidade de autonomia e o padrão de bem estar”, disse.
Fonte: http://portalpbh.pbh.gov.br/pbh/ecp/noticia.do?evento=portlet&pAc=not&idConteudo=175524&pIdPlc=&app=salanoticias