Durante toda a quinta-feira (09), os estudantes da Escola Municipal Eudo José Alves participaram das ações do projeto Festival Esportivo: “Um dia diferente em minha escola”, que aconteceu no ginásio Nélio Dias, zona Norte da cidade. Cerca de 300 alunos, das turmas do 1º ao 5º ano, na faixa etária dos seis aos 12 anos, tiveram a oportunidade de participar de atividades recreativas e esportivas, das 08h às 11h30 para o turno matutino e das 13h às 16h30 com as crianças do vespertino.

 

Dentro das ações do projeto aconteceram cinco oficinas simultaneamente, entre elas, de futsal, atividades recreativas e jogos contestes, queimada, karatê, construção de brinquedos com materiais alternativos e bicicletadas. Cada oficina foi realizada com cerca de 30 a 40 alunos, e as crianças participaram de todas as atividades, fazendo uma espécie de circuito pelas oficinas.

 

O projeto é desenvolvido em parceria com a Faculdade Maurício de Nassau, onde dez estagiários do curso de Educação Física atuaram como monitores na realização de algumas tarefas. O professor Clóves Ferreira do Setor de Cultura e Desporto da SME, explica que foi feito, em dias anteriores, um treinamento com os estagiários e o mapeamento das oficinas, para habilitá-los a trabalhar com os alunos.

 

Na oficina de Karatê, ministradas pelos professores Paulo Almeida (faixa preta) e Rondinelle Ferreira (faixa roxa) foram demonstrados golpes básicos só da parte superior e o Kata que é entrada de golpe. Segundo o professor Paulo, as aulas são bastante focadas nos lemas do Karatê que são passados para os alunos, entre eles, esforço para a formação do caráter, fidelidade para o verdadeiro caminho da razão, criar o intuito de esforço, respeito acima de tudo e conter o espírito de agressão. “Ensinamos a não agredir o colega, incentivamos a cooperatividade e colocamos os alunos-atletas na mesma posição”, afirmou Paulo Almeida.

 

A professora de Artes, Kacianni Ferreira, responsável pelas oficinas de brinquedos, ensinou os alunos a confeccionarem brinquedos artesanais e sonoros a partir de materiais recicláveis, como jornal, papelão, garrafa pet, tampa plástica, barbante, papel crepom, canudo e lata. Durante as atividades os alunos fizeram helicóptero, disco voador, peteca e barangandão. A estudante Elissandra Nathally, de dez anos, do 5º ano, disse que estava gostando muito da oficina e que construiu um disco voador. “Aprendi a importância de reciclar os materiais”, contou.

 

Mariana Patrícia, de nove anos, estudante do 3º ano, contou que jogou queimada e andou de bicicleta. “Aprendi a andar de bicicleta com seis anos. Meu pai quem ensinou e até hoje só cai uma vez. Estou gostando demais desse dia de lazer”, afirmou a aluna bastante contente. João Gabriel, de oito anos, da mesma turma, já tinha participado das oficinas de bicicleta e Karatê. E afirmou que pretende praticar a arte marcial.

 

Para a professora de Educação Física da E. M. Eudo José, Karluza Moreira, o projeto é de fundamental importância. “Na escola, trabalhamos as atividades esportivas e recreativas em um espaço físico mínimo. Aqui no ginásio, nossos alunos estão podendo praticar o esporte em um espaço grande e apropriado”, declarou. A Escola fica localizada no bairro Nossa Senhora da Apresentação e disponibilizou o lanche para todos os estudantes e participantes do projeto.

 

O projeto tem o propósito de contemplar as escolas municipais com dificuldades no desenvolvimento de práticas esportivas em função dos espaços físicos impróprios. Já foram atendidas as escolas, Tereza Satsuqui, São José, Laura Maia e Eudo José. E as próximas unidades de ensino contempladas serão: Zeneide Higino e Maria das Dores.

 

O projeto Festival Esportivo: “Um dia diferente em minha escola” é promovido pela Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio do Setor de Cultura, Eventos e Desporto e é coordenado pelo professor João Pessoa. Participam das ações os professores, Clóves Ferreira, Ivaneide Henrique, Neide Araújo, Kacianni Ferreira, Célia Maria Coelho, Rosângela Albuquerque, Ana Celi, Damião Cezar e Paulo Oliveira.

 

Fonte: http://www.natal.rn.gov.br/noticia/ntc-19889.html