Meninos e meninas recebidas no Serviço de Acolhimento Institucional (SAI) Criança e Adolescente da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh) participaram de uma tarde de entretenimento no domingo, 12, em comemoração ao Dia das Crianças. A ação foi promovida pela Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPEAM), por intermédio do Núcleo da Infância e Juventude Cível.
Foram selecionadas para participar da ação crianças de 5 a 12 anos atendidas pelo SAI e pela entidade de abrigamento Aldeias Infantil SOS Brasil. Seis crianças acolhidas no Sai foram liberadas, mediante autorização da juíza Rebeca Mendonça, da Vara de Infância e Juventude, e acompanhadas de técnicos responsáveis, para assistir à sessão teatral.
As crianças prestigiaram a peça teatral “Toy Story”, realizada no Teatro Direcional do Manauara Shopping. “Esse é um trabalho muito interessante, pois vai além da defesa técnica que a Defensoria Pública deve oferecer e gostaríamos de fazer mais vezes”, comentou o defensor público Mário Lima Wu, responsável pela atividade. Para completar o cenário, pipoca doce e refrigerante foram distribuídos durante o espetáculo e um lanche para fechar as atividades.
O educador social do SAI Criança e Adolescente, da Prefeitura de Manaus, Sanderson Sales Launé, destacou a iniciativa da Defensoria Pública e agradeceu a oportunidade oferecida às crianças. “Nossa função é fazer o acolhimento rotativo de cada uma delas, vítimas de negligência, maus-tratos, entre outros casos e, por conta do período, nós desenvolvemos várias atividades para as nossas crianças. A parceria com a Defensoria Pública foi uma surpresa, pois não sabíamos que o órgão desenvolvia esse tipo de atividade. As crianças adoraram”.
A promoção da atividade faz parte do modelo de gestão implantado pela Administração Superior da Defensoria Pública do Amazonas para o estímulo de atividades complementares, no qual a Diretoria de Planejamento estimula os diversos setores do órgão a indicar ações, propostas e projetos para serem desenvolvidos com os públicos interno e externo em datas comemorativas e festivas.
Semana de comemorações
A atividade promovida pela DPEAM não foi a única direcionada às crianças. Desde o ultimo dia 6, as crianças acolhidas no SAI tiveram acesso a brincadeiras, gincanas, exibições teatrais, atividades esportivas, lanches, visitas ao Parque Ponte dos Bilhares, Centro de Instrução de Guerra na Selva (Cigs) e uma sessão de cinema, culminando com visita ao teatro promovida pela DPEAM. A secretária da Semasdh, Goreth Garcia Ribeiro, ressalta que ações como estas fazem parte de um reordenamento dos serviços do SAI, em busca de prestar um atendimento melhor e mais humano às crianças abrigadas. “Estas crianças e adolescentes precisam ser protegidas. Estamos revendo todo o serviço para que possamos proporcionar o carinho e a atenção que cada um precisa”.