Ao lado do Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, o prefeito Eduardo Paes anunciou na manhã desta terça-feira (23/09), na Cúpula do Clima em Nova York, a criação do Compact of Mayors – Pacto Global de Prefeitos, a maior iniciativa do mundo envolvendo cidades na luta contra as mudanças climáticas. Ele reúne as principais redes de cidades que hoje já tratam de políticas sustentáveis, representando quase meio bilhão de pessoas em 228 cidades.

 

Além do C40, grupo presidido pelo prefeito Eduardo Paes que integra 69 das maiores cidades do mundo, o Compact of Mayors inclui ainda os membros do ICLEI e CGLU (respectivamente Governos Locais para a Sustentabilidade e União das Cidades e Governos Locais, em tradução livre das siglas), com o apoio da agência da ONU sobre questões urbanas, a ONU-Habitat.

 

No fim da tarde, Paes discursou na plenária sobre Cidades, que contou com a participação de outras autoridades, como o primeiro-ministro da Itália, o presidente da Tunísia, o governador da Califórnia, a ministra do Meio Ambiente do Brasil, além do ex-prefeito de NY e enviado especial da ONU para Cidades e Clima, Michael Bloomberg.

 

“Vocês estabeleceram tantos compromissos importantes, parabéns pela liderança nesse processo. Porque essa Cúpula não pode significar somente discursos, mas ações concretas e imediatas. Nós precisamos agir agora e focar nas mudanças climáticas que têm tirado mais vidas ao redor do mundo do que as guerras. Não existe Plano B, porque não existe um outro Planeta Terra. Não cabe à natureza se adaptar e sim a nós”, afirmou Ban Ki-moon.

 

No Pacto, as cidades se comprometem publicamente a reduzir de maneira significativa as emissões de gases de efeito estufa; a tornar as metas e os planos estratégicos públicos; e a relatar anualmente o seu progresso através de um sistema de medição recém-padronizado que é compatível com as práticas internacionais. Desta forma, as cidades estarão optando por cumprir os mesmos requisitos propostos nas negociações internacionais sobre o clima, que culminarão na elaboração de um tratado climático global em Paris, em 2015.

 

Fonte: http://www.rio.rj.gov.br/web/guest/exibeconteudo?id=4975876