A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTrans, inaugurou neste sábado, dia 11, às 11 horas, duas ciclovias infantis no Parque Municipal Américo Renné Gianetti. Essas ciclovias são destinadas a crianças de até 12 anos, que utilizam bicicletas com aro 12, 14 e 16 (Portaria 023/2013 da Fundação de Parques Municipais).
Com os traçados projetados para causar o menor impacto ambiental possível, as ciclovias foram construídas de modo a não restringir o acesso de pedestres a qualquer parte do parque e a oferecer as melhores condições de segurança para utilização pelas crianças. Uma ciclovia foi implantada próximo ao Largo do Sol, ao redor do playground, e outra, nas imediações do Lago dos Marrecos. “A iniciativa vai estimular as famílias a visitarem ainda mais o parque”, ressaltou o prefeito Marcio Lacerda.
Largo do Sol
A ciclovia implantada no Largo do Sol tem extensão de 302 metros em uma faixa cíclica ao redor do playground. Para acessá-la, a portaria mais próxima é a da Alameda Ezequiel Dias.
Lago dos Marrecos
A ciclovia construída próximo ao Lago dos Marrecos tem 185 metros de extensão por faixa, com circulação nos dois sentidos. O acesso mais fácil a ela é pela portaria principal da Avenida Afonso Pena, 1.377.
As ciclovias do Parque Municipal fazem parte do Pedala BH, programa de incentivo ao uso da bicicleta que está implantando em Belo Horizonte uma rede de ciclovias.