A Prefeitura do Recife anunciou no final do mês passado a implantação de uma nova ciclofaixa permanente a ser localizada na Zona Norte da cidade.
Essa é a segunda ciclofaixa permanente implantada em 2014 e faz parte do Plano de Governo da atual gestão municipal que prevê 76 quilômetros de rotas cicláveis até 2016.
O percurso está de acordo com o Plano Diretor Cicloviário (PDC), lançado pelo Governo de Pernambuco em parceria com os municípios da RMR e que prevê 12 rotas cicláveis no Recife.
De acordo com a presidente da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), Taciana Ferreira, a nova rota cicloviária será implantada com o objetivo de oferecer aos ciclistas uma nova alternativa de circulação, principalmente para aqueles que circulam pela Estrada de Belém. “A Ciclofaixa Marquês de Abrantes está a 100 metros da Estrada de Belém, onde há um fluxo intenso de veículos, principalmente de ônibus das linhas do transporte público. A nova rota foi concebida com o intuito de dar uma opção mais segura e tranquila aos ciclistas, uma vez que no novo percurso o fluxo de veículos é menor, não há circulação de ônibus e a velocidade regulamentada é de 30 km/h”, explicou. A pesquisa realizada pela CTTU identificou que a nova ciclofaixa tem a potencialidade de beneficiar de imediato cerca de 90 ciclistas por hora, fluxo registrado na Estrada de Belém. “Os ciclistas que optarem pela Ciclofaixa Marquês de Abrantes vão ter um trajeto mais seguro”, concluiu Taciana.
Veja mais: http://www2.recife.pe.gov.br/zona-norte-ganha-nova-ciclofaixa-permanente-a-partir-de-sabado-27/