Durante toda esta semana acontece os XIV Jogos Internos da Escola Municipal Professor Zuza, com a participação de 200 alunos das turmas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, na faixa etária dos 10 aos 16 anos de idade. São seis dias de interação e competição entre os estudantes da instituição. Os jogos vêm acontecendo na quadra de esportes da escola, que fica situada no bairro Dix-Sept Rosado.
Na cerimônia de abertura teve a entrada das equipes e desfile dos atletas por turmas, em seguida, foram feitos os juramentos dos atletas, conduzido pela aluna-atleta de basquete Cristina Flávia do 9º ano “B”, logo depois, o estudante Daniel Robert de Melo Xavier do 8º ano “A” da equipe de futsal da escola realizou a corrida do fogo simbólico e acendeu a pira olímpica. Ainda teve o hasteamento das bandeiras do Brasil, do Rio Grande do Norte e da Escola Municipal, seguido da execução do Hino Nacional. A diretora da escola, Irene Ferreira, proclamou a saudação de abertura e declarou iniciados os XIV Jogos Internos da Escola Municipal Professor Zuza.
Ainda durante a cerimônia, aconteceu a apresentação da Banda Fanfarra da Escola formada pelos alunos do Programa Mais Educação. De acordo com a professora de Educação Física da instituição municipal, Soraya Rosa, os jogos têm quatro modalidades, entre elas, basquete, volley, queimada e futsal. A professora acredita na importância do esporte no desenvolvimento de valores éticos nos estudantes. “Os XIV Jogos Internos tem como finalidade trabalhar o esporte como elemento cultural, incentivando a descoberta de novos talentos”, disse.
A gestora Irene Ferreira, afirma que “a prática esportiva ajuda a ter um mundo melhor e contribui para a saúde, autoestima, espírito de equipe, objetivos de vida, entre outros atributos, que vem junto com o esporte”. Ela incentiva a todos os alunos da escola para praticarem esporte, mesmo que não competitivamente, porque é muito saudável. “Atividades como essas que pertencem ao nosso calendário letivo demostram a importância do esporte na educação dos jovens e a nossa preocupação em formar um cidadão melhor”, finalizou a gestora.
Fonte: http://www.natal.rn.gov.br/noticia/ntc-19823.html