Quase todos os parques em funcionamento no Distrito Federal oferecem estrutura para a prática de diversos exercícios físicos. A informação foi publicada em reportagem do jornal Correio Braziliense.
De acordo com pesquisa do Ministério da Saúde, Brasília é a terceira capital do país com maior percentual de adultos que praticam o nível recomendado de exercícios físicos no tempo desocupado. E o que não falta são motivos para que cada vez mais brasilienses entrem nessa contagem.
Além do ambiente natural, quase todos os 18 parques em funcionamento no Distrito Federal (DF) abrem as portas e oferecem estrutura para a prática de exercícios diversos, não só limitados a caminhadas e passeios. Com esses incentivos, muitos têm trocado as academias e as salas de aula convencionais pelas atividades ao ar livre. E o melhor: a maioria é gratuita.
A fisiologista do exercício e professora da Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília (UnB) Keila Elizabeth Fontana destaca que as atividades ao ar livre têm muitas vantagens à frente daquelas feitas em espaços reclusos. Uma delas é o bem-estar, quando a pessoa se sente mais adequada ao ambiente. “O prazer ajuda muito, porque, sendo mais agradável e menos monótona, a atividade física é mais efetiva e constante”, argumenta.
Confira abaixo os principais parques, administrados pelo Ibram, onde se podem praticar exercícios físicos no DF:
. Jardim Botânico de Brasília
. Parque Areal (Taguatinga)
. Parque Bosque do Sudoeste (Brasília – Sudoeste)
. Parque de Uso Múltiplo da Asa Sul (Brasília – Asa Sul)
. Parque Ecológico Águas Claras (Águas Claras)
. Parque Ecológico Dom Bosco (Brasília – Lago Sul)
. Parque Ecológico dos Jequitibás (Sobradinho)
. Parque Ecológico e Vivencial do Riacho Fundo (Riacho Fundo)
. Parque Ecológico Ezechias Heringer (Guará)
. Parque Ecológico Olhos d’Água (Brasília – Asa Norte)
. Parque Ecológico Saburo Onoyama (Taguatinga)
. Parque Lago do Cortado (Taguatinga)
. Parque Recreativo Sucupira (Planaltina)
. Parque Três Meninas (Samambaia)
. Parque Urbano da Vila Estrutural (SCIA – Estrutural)