Uma bonita tarde de sol brindou a comunidade do bairro Passo d’Areia neste sábado, 20, durante a solenidade de entrega das obras de reurbanização da Praça Alim Pedro. Emocionada, a líder comunitária Eni Acampora de Oliveira lembrou que a demanda não fora aprovada no Orçamento Participativo, e a alternativa encontrada pela administração municipal, por meio de contrapartida da OAS, referente às obras da Arena do Grêmio, havia permitido a realização de um antigo sonho dos moradores do IAPI e arredores. “Agora, podemos desenvolver uma série de atividades importantes para todos os moradores”, agradeceu, e aproveitou para solicitar uma nova academia de ginástica no espaço.

 

 

O secretário municipal de Esportes, Recreação e Lazer, Edgar Meurer, lembrou a luta de muitos anos, que envolveu moradores e outras secretarias. “Este é mais um exemplo da tranversabilidade que marca nossa gestão”, lembrou. O prefeito José Fortunati destacou que, por ser uma cidade participativa, era fundamental essa integração. “Fomos buscar os recursos por meio de parcerias, como esta com a OAS. Nada cai do céu e, neste caso, buscamos uma medida compensatória com a empresa que construía o estádio do Grêmio, permitindo que os recursos fossem transferidos”, explicou o prefeito, que garantiu para os próximos dias a construção da academia solicitada. Também acompanhou o evento o secretário municipal do Meio Ambiente, Cláudio Dilda.

 

 

Eu cuido – Foi definido o grupo responsável pelos cuidados com as melhorias da praça, dentro do Programa “Eu curto. Eu cuido.”, liderado pelos moradores Fábio Fereira e Miriam Casagrande. As autoridades presentes acompanharam uma série de atividades lúdicas e recreativas, como exposições de trabalhos de pintura dos frequentadores das oficinas e cursos promovidos pela administração do Alim Pedro, mostra fotográfica com imagens importantes do local, apresentações artísticas dos grupos de dança e de ginástica do espaço, jogos de vôlei e futsal e o Ônibus Brincalhão, veículo adaptado com brinquedos e jogos, que funciona como “brinquedoteca” itinerante.

 

 
Conhecido como Parque Alim Pedro, devido ao tamanho de 45 mil metros quadrados, o local é oficialmente uma praça. A reurbanização, concluída em agosto, foi executada pela empresa Torke Engenharia e é uma contrapartida da OAS referente às obras da Arena do Grêmio e Complexo Multiuso. Receberam intervenção as quadras esportivas, com telas e pavimentação em concreto, o campo de futebol, com tela e gramado, e a pista de caminhada, que recebeu saibro. Foram colocados aparelhos de ginástica, equipamentos no recanto infantil, bancos, lixeiras e bebedouros. Os canteiros ganharam plantio.

 

 
Ainda foi executado um passeio externo em concreto armado, outro passeio interno em laje de grês e saibro, degraus de concreto, obra de drenagem e taludes gramados. Além disso, a iluminação do espaço ganhou novo projeto. A Praça Alim Pedro conta com Unidade Esportiva e Recreativa da SME e oferece gratuitamente atividades de esporte e lazer para a comunidade, como escolinhas esportivas de basquete, futebol, futsal e vôlei, orientação para caminhadas, dança, ginástica e grupos de terceira idade.

 

 
Fonte: http://www2.portoalegre.rs.gov.br/sme/default.php?p_noticia=172677&PRACA+ALIM+PEDRO+E+REURBANIZADA+E+ENTREGUE+A+COMUNIDADE