A cidade de São Paulo ganhará mais 50 mil m² de área multiuso de lazer e esporte na zona norte. O antigo Clube de Regatas Tietê, localizado na avenida Santos Dumont, foi reformado pela Prefeitura e será reaberto para a população neste sábado (20), durante a oitava Virada Esportiva. Nesta quarta-feira (17), o prefeito Fernando Haddad vistoriou o local, acompanhado pelo secretário municipal de Esportes, Celso Jatene.
O novo Centro Esportivo e de Lazer Tietê oferecerá ao público cinco ginásios, quatro quadras de tênis, quatro de basquete 3×3, quatro quadras poliesportivas, além de um salão de jogos. O espaço também contará com uma pista de caminhada e mais de 19 mil m² de área livre, coberta por grama sintética. Terá playground para as crianças, uma brinquedoteca e uma sala de leitura. Para a terceira idade, um espaço com mobiliário para a prática de exercícios físicos ao ar livre. Até o final de 2015, o equipamento deverá receber uma pista de skate, que será instalada em uma área de 3 mil m², cujo projeto executivo ainda está sendo finalizado.
“Aqui vai ser uma das principais áreas de show da cidade de São Paulo, fora todo o lazer e o esporte que o antigo Clube de Regatas Tietê oferecia. Todos os ginásios foram restaurados e as quadras poliesportivas também foram recuperadas. Toda a parte esportiva está pronta para a Virada. Nesta área tínhamos um campo de futebol e as piscinas, que eram irrecuperáveis. Nós nivelamos o piso, colocamos grama sintética e [agora temos] uma área de aproximadamente 20 mil m² de grama sintética, o que dá quase três campos de futebol”, afirmou Haddad.
“É importante deixar claro para a população que essa será uma área de lazer permanente. A população deverá vir e usar mesmo. Será totalmente aberta e totalmente gratuita”, disse Jatene. Depois de aberto, o local deverá funcionar das 7h às 23h, diariamente. Segundo o secretário, em breve o equipamento deverá ser incluído no programa Revirando a Virada, oferecendo então atividade também às madrugadas de sábado para domingo.
Durante a visita, o prefeito destacou que o novo centro será também um grande equipamento para a área da cultura. “Nós poderemos ter aqui, com segurança, cerca de 40 mil pessoas assistindo a shows gratuitos”, afirmou. Segundo Haddad, o primeiro show está previsto para o fim de semana do dia 11 de outubro, quando toda a reforma do espaço será concluída. A partir deste fim de semana, serão entregues apenas os espaços voltados para a prática esportiva. Faltarão, no entanto, alguns ajustes, que deverão ser finalizados no prazo de três semanas.
O Centro Esportivo e de Lazer Tietê recebeu investimentos em torno de R$ 14 milhões, valor que cobriu gastos com serviços de limpeza, reformas e obras.
Acesso
O acesso do público ao novo espaço público será aberto e gratuito. Aqueles que quiserem participar dos programas esportivos da Secretaria Municipal de Esportes, entretanto, deverão fazer uma carteirinha para a utilização do centro em locais e horários pré-determinados. Para obtê-la, basta o munícipe levar ao local o RG, uma foto 3×4, comprovante de residência, além de um atestado médico que comprove que não há restrição à prática esportiva.
História
Fundado em 1907, o Clube de Regatas Tietê funcionou até o fim de 2012, quando a concessão da área de sua sede, publicada em 1949, não foi renovada pela Prefeitura e o prazo liminar de três anos para que ele funcionasse no local foi encerrado. No clube, que acumulava dívidas de quase R$ 35 milhões e teve seu quadro de associados reduzido de 30 mil para pouco mais de um mil, passaram atletas como a nadadora Maria Lenk e a tenista Maria Esther Bueno. O humorista Ronald Golias também treinava no clube e fez parte do grupo Acqua Loucos.
Fonte: http://www.capital.sp.gov.br/portal/noticia/3713#ad-image-0