Após receber a abertura da Copa das Confederações, em 2013, e sete jogos da Copa do Mundo, em 2014, Brasília se prepara para sediar o terceiro mais importante evento esportivo do mundo, a Universíade. Agendada para 2019 na cidade, a competição voltada para estudantes universitários deverá culminar em legados de grande impacto, principalmente para a comunidade acadêmica.
O assunto foi um dos temas abordados no Seminário Internacional de Oportunidades Pós-Copa para o DF. Segundo Paulo Roberto Ribas, integrante da comissão organizadora, a cidade deverá estar preparada para receber sete mil atletas, três mil árbitros e cerca de 20 mil visitantes de mais de 170 países.
Para isso, estão previstas grandes intervenções em pontos estratégicos da cidade. Boa parte ficará como legado da comunidade acadêmica, uma vez que será construído um Parque Olímpico na Universidade de Brasília (UnB). Além disso, o Complexo Ayrton Senna, que inclui o Ginásio Nilson Nelson, o Autódromo Nelson Piquet e o Estádio Nacional, deverá ser revitalizado nas áreas necessárias para receber 18 modalidades esportivas.
O Comitê Organizador e a Administração Pública local trabalham desde novembro passado na preparação da cidade, cuja movimentação envolverá vários segmentos na cidade.
VILA DE ATLETAS – Assim como as revitalizações no centro da capital, a cidade ganhará uma Vila de Atletas, que será construída no antigo Jockey Club de Brasília. “Estamos confiantes de que Brasília já estava preparada para os megaeventos. Agora, a cidade tem um círculo de oportunidades, seguindo o exemplo de cidades grandiosas”, finalizou o diretor.
Fonte: http://www.df.gov.br/noticias/item/16795-passada-a-copa-do-mundo-hora-de-se-preparar-para-a-univers%C3%ADade.html