Para participar é preciso ter mais de 10 anos e possuir bicicleta. Crianças com idade inferior a 10 anos devem estar acompanhadas dos pais no mesmo equipamento (cadeirinha). A GCM aconselha trazer água e protetor solar, além do uso do capacete. Não é necessária inscrição prévia. O primeiro passeio também serve para marcar os 28 anos da GCM, comemorado na segunda-feira (15).

 

“No meu tempo de garoto, as pessoas se deslocavam de bicicleta porque era seguro. Não havia os problemas de hoje, a quantidade de carros dirigindo de forma arriscada, colocando pedestres e ciclistas em perigo. Para recuperar essa cultura, com as faixas segregadas, vamos precisar de estímulo e um dos estímulos será esse programa”, afirmou o prefeito Fernando Haddad.

 

Os participantes serão acompanhados por quatro professores em cada saída, em um total de oito profissionais. Os professores que integram o “Pedale com a Guarda” são os mesmos que participam do projeto “Corra com a Guarda” que já recebeu mais de 7.500 pessoas no Parque Ibirapuera.

 

A Prefeitura vai implementar 400 quilômetros de ciclovias até o final de 2015. Esta é a meta 97 do Progra,a de Metas 2013-2016, que será realizada a partir do projeto SP 400km. Até a última terça-feira (9) a capital havia ganhado 58,3 quilômetros de ciclovia e a meta é fechar 2014 com 200 quilômetros implementados. Até o final de setembro deste ano, a cidade vai ganhar mais 64,5 quilômetros e atingir 109,4 quilômetros de vias segregadas exclusivamente para o deslocamento de ciclistas.

 

“As ciclovias são um projeto de intervenção que envolve saúde, esporte, meio ambiente e mobilidade. São quatro áreas de atuação mobilizadas para isso, além da segurança pública com esse projeto”, disse o prefeito.

 

Fonte: http://www.capital.sp.gov.br/portal/noticia/3689