O QUE FAZEMOS

 

A Atletas pelo Brasil promove a conscientização e a mobilização para melhoria da política esportiva nacional, desenvolvendo a cultura de um esporte acessível a todos, para que seus benefícios na saúde, na educação e na formação de valores façam parte da realidade de milhões de brasileiros.

 

Como legado dos grandes eventos esportivos, a Atletas pelo Brasil propôs três metas ao país:

 

NOSSAS METAS

EDUCAÇÃO

1. EDUCAÇÃO

Garantia do esporte na educação pública, para todas as crianças e adolescentes.
Meta até 2016: 100% das escolas públicas das cidades sedes da Copa do Mundo, com esporte de qualidade. Meta até 2022: 100% das escolas em todo território nacional com esporte educacional.

ACESSO E PARTICIPAÇÃO

2. ACESSO E PARTICIPAÇÃO

Democratização da atividade esportiva.
Meta entre 2014 e 2016: dobrar a atividade física da população nas cidades sedes da Copa do Mundo. Meta até 2022: dobrar a atividade física da população do país.

SISTEMA ESPORTIVO

3. SISTEMA ESPORTIVO

Integração do sistema esportivo nos âmbitos educacional, participação e alto rendimento. Integração da política esportiva com outras políticas públicas. Melhoria da gestão do esporte de alto rendimento. Informações regulares sobre esporte no Brasil.

 

A organização atua em torno de três eixos:

 

 

 

– Influência nas Políticas de Esporte
Incentivo ao estabelecimento e cumprimento de metas concretas na área social, além do acompanhamento de legislação e políticas relacionadas às causas escolhidas.

 

– Geração de Conhecimento
Apoio ou co-realização de pesquisas e estudos sobre as causas, como forma de aprofundar e qualificar o debate sobre os temas envolvendo a organização.

 

– Mobilização e Comunicação

Realização de eventos para jornalistas, formadores de opinião e governos, além de campanhas de comunicação que ajudem a divulgar e mobilizar diversos setores sociais.

 

Ação Nacional

A Atletas pelo Brasil trabalha pela melhoria da legislação e políticas públicas esportivas no

Brasil. Trabalha em conjunto com empresas e outras organizações do esporte em ações junto ao Congresso Nacional e governo federal.

 

Um dos exemplos destes trabalho é a emenda inserida na MP (Medida Provisória) 620, que altera a Lei Pelé. Ela limita o mandato dos dirigentes esportivos, garante a participação dos atletas no processo eleitoral e dá maior transparência. O texto da emenda da Atletas pelo Brasil virou lei após ter sido sancionado pela presidente Dilma Rousseff no dia 16 de outubro.

 

A mobilização que culminou na aprovação da emenda à MP 620 pode ser definida como uma ação de advocacy.

 

“Advocacy é uma palavra difícil de encontrar em português porque ele não é só ação política mas também mobilização, sensibilização e comunicação”, diz Daniela Castro, diretora-executiva da Atletas pelo Brasil.

 

“A ideia é influenciar as políticas públicas para, por exemplo, que as pessoas saibam que têm direito ao esporte e que é importante praticá-lo”, complementa. “A partir daí você gera uma demanda maior por espaços públicos e uma cultura esportiva no país, e isso faz parte do trabalho de advocacy”, finaliza.

 

Ou seja, advocacy é sensibilizar, agir politicamente em prol de uma causa e mobilizar as pessoas.