A Prefeitura de Curitiba recebeu nesta quarta-feira (06) a visita da ONG Atletas pelo Brasil, que ministrou uma oficina para validação de dados do programa Cidades do Esporte, organizado em 12 capitais brasileiras.
O encontro foi realizado na Secretaria Municipal de Planejamento e Administração e contou com a participação de Silvia Gonçalves, assessora de políticas públicas do Cidades do Esporte, e representantes das secretarias municipais de Planejamento e Administração, Urbanismo, Educação e do Esporte, Lazer e Juventude.
Entre os objetivos do programa estão a promoção da importância do esporte nas políticas públicas, a realização de um diagnóstico e monitoramento anual da evolução dos indicadores nos municípios, além de fomentar o intercâmbio entre as cidades e divulgar boas práticas.
O projeto foi iniciado em 2012, com a assinatura de compromisso de prefeitos em exercício e candidatos a prefeito com as metas apresentadas. Durante o ano de 2013 e o início de 2014, as prefeituras enviaram seus dados sobre o esporte, que incluem orçamento para a área, profissionais envolvidos, projetos desenvolvidos, infraestrutura e equipamentos, entre outros. Além de Curitiba, Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo também fazem parte do Cidades pelo Esporte.
A terceira fase é a de validação dos dados, que deverá se estender até setembro. A publicação do diagnóstico geral acontecerá até o final de 2014. “Curitiba é uma cidade muito organizada na coleta dos dados de esporte e respondeu a mais de 80% do relatório inicialmente. Estamos fechando agora o restante das informações e a cidade deverá um resultado muito bom no diagnóstico”, diz Silvia.
Segundo ela, o objetivo principal do programa é colocar o esporte em pauta no Brasil. “Temos visto o esporte quase sempre ser deixado de lado quando são organizadas as políticas públicas. Nossa luta é para que a relevância do esporte seja reconhecida, que ele faça parte das políticas públicas diretamente e também integrado com outras áreas. Curitiba está no caminho para conseguir isso. Com esse relatório queremos dar visibilidade nacional ao esporte em diferentes regiões do Brasil”, confirma.
Com a continuidade do programa, a cada ano, será feita uma avaliação da evolução na situação da política esportiva e a infraestrutura para o esporte em cada uma das 12 cidades participantes.
Para Eros Mathoso, assessor técnico da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude, é importante que Curitiba mantenha parcerias com entidades reconhecidas no país como a Atletas pelo Brasil. “Este trabalho conjunto é muito interessante para apresentarmos o que estamos realizando na área esportiva e termos um diagnóstico do esporte brasileiro. Curitiba está bem posicionada entre as cidades do programa, com espaços adequados, ações adequadas, mas temos muito ainda para fazer e melhorar”, afirma.
Fonte: http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/curitiba-participa-de-projeto-nacional-sobre-politicas-de-esporte/33747