O Ginásio Antonio Balbino de Carvalho Filho, o Balbininho, foi demolido junto com a Fonte Nova em 2010. Com a demolição do antigo estádio também se foi a piscina olímpica da Vila, único equipamento público com dimensões oficiais existente na cidade. Os equipamentos deram lugar a um estacionamento ao lado da Arena Fonte Nova.
Desde então, outras modalidades esportivas, que não o futebol, estão carentes de espaços públicos para treinamento e, em especial, cidadãos e cidadãs que praticavam natação na piscina olímpica viram-se sem alternativa para a prática desse esporte. Esse quadro denuncia a falta de política efetivamente pública de esporte e lazer para todos e todas.
Passados quatro anos e alguns projetos de construção do Governo do Estado parados por falta de recursos, o Ministério do Esporte anuncia a construção de uma piscina olímpica e uma pista de atletismo em Salvador. A primeira, cuja a estrutura será transportada de uma cidade para outra, poderá ser herdada dos Jogos do Rio de Janeiro de 2016, e a segunda será fruto de convênio com a Universidade Federal da Bahia e será instalada no Campus de Ondina até 2015.
Infelizmente, em relação ao Ginásio, o Ministério informa que ainda não há recursos previstos para a sua construção.
Confira a matéria na íntegra:
http://atarde.uol.com.br/esportes/noticias/salvador-pode-herdar-piscina-olimpica-dos-jogos-do-rio-2016-1611895