No dia 25 de junho, quarta-feira, foi lançado em Recife o Festival da Bola, fruto de uma parceria entre a Prefeitura da Cidade do Recife e da Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável (GIZ), agência ligada ao governo da Alemanha e que vem atuando no Brasil há mais de 30 anos.
A abertura do evento foi marcada pelas apresentações da Quadrilha Luminar e do Maracatu Cruzeiro do Forte e contou com a participação de representantes da Prefeitura e da GIZ, além dos alunos da Escola Municipal Arraial Novo do Bom Jesus e moradores da comunidade. Para Danilo Moreira, secretário-executivo de Copa e Legado da Prefeitura do Recife, “Iniciativas como essa ajudam a difundir valores positivos nos jovens. As atividades não seguem a lógica da competição, da disputa, e sim da solidariedade e da integração.”
Dos 200 alunos/as com idade entre 10 e 18 anos, que participam do Festival, 100 são do sexo feminino. O objetivo é destacar a importância do esporte para o desenvolvimento humano. “Usamos o futebol como ferramenta para trabalhar vários conceitos, estimulando a autoconfiança, a capacidade de comunicação, o respeito” afirma Sascha Bauer, assessor-técnico da GIZ.
O Festival terá duração até o final da Copa e a equipe de trabalho formada por quatro professores de educação física e quatro auxiliares foi treinada pela GIZ. Estão envolvidas no evento as secretarias municipais de Esportes e Copa do Mundo e Educação.
Veja mais no link: http://www2.recife.pe.gov.br/festival-da-bola-usa-o-futebol-para-difundir-valores-sociais/#sthash.JjEH0sWs.dpuf