A diretora-executiva da Atletas pelo Brasil, Daniela Castro, e a assessora de políticas públicas do Programa Cidades do Esporte, Silvia Gonçalves, visitaram no dia 3 de junho o COL (Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos 2016) no Rio de Janeiro. O encontro foi com a gerente de Sustentabilidade, Acessibilidade e Legado Tania Braga e com Elisa Dettoni, do Departamento de Planejamento.
No encontro, a Atletas pelo Brasil e as integrantes do comitê trocaram ideias e discutiram a possibilidade de ações conjuntas.
A equipe de Sustentabilidade, Acessibilidade e Legado do COL dá suporte ao setor de Planejamento, para que as atividades relacionadas aos jogos possam incorporar ações sustentáveis (de responsabilidade social, ambiental e econômica), e de acessibilidade, além de planejar ações específicas para o legado dos jogos.
Na área de sustentabilidade, por exemplo, a gerência apoiou as áreas de compras para que somente adquirissem madeira certificada. Em acessibilidade, cuida para que os locais relacionados aos jogos sejam acessíveis para pessoas com mobilidade reduzida, não só fazendo diagnóstico, mas ajudando com manuais para que eles se adequem.
O COL criou, dentro do tema legado, o programa “Transforma”, em parceria com a Secretaria de Educação, para levar para dentro das escolas os valores olímpicos e paraolímpicos. O programa ainda possibilita as crianças e jovens experimentar novos esportes e os estimula por meio de desafios escolares. Ainda no âmbito do legado, a equipe promove um estudo de mensuração do impacto dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos.
A Atletas pelo Brasil se colocou à disposição para colaborar com dados sobre esporte e ações que estão sendo realizadas no Programa Cidades do Esporte, que também tem como objetivo contribuir com as cidades para que haja um legado para a população, mais especificamente, um legado esportivo.