A realização da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos no Brasil nos traz uma oportunidade e um desafio: reunir esportes, um importante vetor de fortalecimento da unidade da nação, com a luta contra a corrupção. É imperativo que consigamos aproveitar os investimentos para realmente perpetuar um conjunto de bens materiais e imateriais, de estrutura e valores, gerados a partir de um ciclo virtuoso de desenvolvimento social.

 

Para buscar maior transparência e integridade nas obras de infraestrutura da Copa de 2014 e das Olimpíadas de 2016, o Instituto Ethos lançou no dia 10 de dezembro de 2010 o projeto Jogos Limpos Dentro e Fora dos Estádios (www.jogoslimpos.org.br), que propõe a construção de ações coletivas, envolvendo Governo, Sociedade Civil e Empresas, a fim de aumentar o nível de transparência e de controle social da gestão e dos gastos públicos relacionados aos jogos, bem como o nível de integridade nas relações entre os governos e o setor privado.

 

O projeto, que conta com o apoio da Siemens Integrity Initiative, já realizou uma série de ações tanto em nível nacional quanto local. A iniciativa abrange as doze cidades-sede da Copa, incluindo o Rio de Janeiro, sede da Olimpíada de 2016. A gestão do projeto é orientada por parcerias estratégicas, principalmente por meio de três Comitês Nacionais: de Coordenação, Jurídico e de Empresas e Investidores.

 

O “SEMINÁRIO JOGOS LIMPOS – Copa: Como está esse jogo?” foi realizado dia 24 de abril de 2014, das 9h às 12h, no auditório do CREA/AM, localizado na Rua Costa Azevedo, 174 – Centro, Manaus.

 

O evento teve como objetivos fortalecer o engajamento dos atores locais, promover o diálogo intersetorial, contribuir para o exercício do controle social, ampliar a transparência da gestão pública e dos investimentos para a Copa do Mundo 2014 e garantir uma articulação em torno da luta por um legado positivo da realização deste grande evento esportivo em Manaus.