A Atletas pelo Brasil teve importantes conquistas em 2013. A principal vitória foi a aprovação, em outubro, da emenda à MP (Medida Provisória) 620, que alterou a Lei Pelé definindo regras como limite de mandato, participação de atletas no processo eleitoral e mais transparência à destinação de verbas públicas para entidades esportivas no Brasil.Foi ainda um ano marcado por um novo momento da entidade. Desde 2006, a Atletas acumula conquistas exemplares nas áreas de oportunidades para juventude e educação. Porém, a entidade sentiu a necessidade de entrar em um novo momento, com foco no esporte como ferramenta de transformação social.
Foi então que a instituição optou por um redirecionamento coordenado e desenvolvido pela WorksBrasil, uma das principais agências criativas especializadas em branding esportivo e experiência de marca, com mais de 24 anos de atuação no mercado internacional.
Os primeiros passos foram a mudança de nome de “Atletas pela Cidadania” para “Atletas pelo Brasil”, retratando o foco no esporte e a busca por avanços sociais, e o desenvolvimento de um novo logo, com a proposta “Paixão pelo Esporte, Paixão pelo Brasil”. O novo planejamento estratégico foi validado em uma reunião com a presença dos atletas associados, legitimando um novo marco para a Atletas pelo Brasil e para o esporte brasileiro.
Ações – Em 2013, a Atletas também se posicionou diante de temas polêmicos. Em abril, a entidade divulgou um texto em que se mostrava contra a demolição do Parque Aquático Julio DeLamare e do Estádio de Atletismo Célio de Barros, ambos no complexo do Maracanã, no Rio de Janeiro. Devido à pressão social, o governo recuou e desistiu das demolições.
Em julho, no momento em que as manifestações populares eclodiram pelo País, Raí e Ana Moser estiveram presentes no programa Roda Viva, reiterando a preocupação com o legado social dos megaeventos, e a Atletas divulgou um manifesto sobre a importância dessa pauta, do respeito aos direitos humanos e sobre o dever do governo de ouvir o que o povo pedia nas ruas.
O II Fórum Nacional de Esporte foi o momento para discutir o legado da Copa com debate memorável entre atletas e o presidente da CBF, José Maria Marín. Além disso, atletas e empresários entregaram um documento pedindo apoio ao Ministro do Esporte, Aldo Rebelo, à aprovação da emenda à MP (Medida Provisória).
Contando com o apoio e o financiamento do LIDE Esporte, a Atletas também realizou um evento de relacionamento com potenciais parceiros, que tiveram a oportunidade de jogar tênis com atletas consagrados como Patrícia Medrado, Fernando Meligeni e Nelson Aerts, o Neco.
O final do ano foi encerrado com o lançamento do portal Esporte pelo Brasil e com o leilão Lance pelo Esporte com diversas peças e experiências com os atletas.
Por fim, juntaram-se ao time os membros de peso do Conselho Político Estratégico, ajudando a organização a pensar suas ações: Percival Caropreso (Setor 2 ½), Jorge Abrahão (Instituto Ethos), Oded Grajew, Nercio Fernandes (Linx), João Paulo Diniz (Instituto Península), Marcos Nisti (Instituto Alana), Paulo Nigro (TetraPak), Hugo Passarelli (Passarelli Construtora) e Fernando Chacon (Banco Itaú).